China officinalis

Reino: Vegetal
Classificação: Policrestos
Principais campos de ação: choque, febre, hemorragias, abdome, estômago

     É a quinquina, ou Kina-kina. Essa planta era importada na Europa sob o nome “casca do Peru”. Foi neste país que os indígenas descobriram as suas propriedades antimaláricas.
     A mulher do vice-rei do Peru, condessa de Chinchon, havia se curado com o emprego desta casca e facilitou a introdução desta droga na Espanha onde levou o nome de “pó da condessa”. Posteriormente, foi comercializada pelos jesuítas, passando a ser chamada de “pó dos jesuítas”.
     Algumas espécies produzem o quinino, um alcalóide de gosto amargo que tem funções antitérmicas, antimaláricas e analgésicas. Podemos sentir esse gosto na água tônica, que deixa a boca amarga. O quinino é um estereoisómero da quinidina extraída da planta em questão (quina ou quinquina).

Pontos Principais

  • Muito prostrado e desanimado após uma perda de líquidos (grande medicamento para transtornos após perda de fluidos, em diarreias, hemorragias, etc), murcho. Se sente vampirizado, totalmente sem energias. A perda hídrica não precisa ser muito grande para isso! 

  • Tende a ficar apático, indolente, com tendência a ficar sempre sentado num canto, triste, sem vontade de conversar. Tem aversão a companhia, não busca o consolo de ninguém e nem o carinho (apesar de melhorar quando recebe um aperto, um abraço). Cansado da vida, aborrecido, acha que nada vale a pena, não sente mais prazer em nada. Mesmo em saúde, costuma ser uma pessoa mais reservada e tímida, talvez até melancólica.

  • Tem vontade de morrer, pular de uma janela, mas não tem coragem, pois tem medo da morte. Sente-se um covarde. 

  • Tem tendência a reprovar os outros, falando sempre de coisas ruins que ocorreram no passado com depreciação e raiva. Personalidade mais crítica. Pode ser ditatorial e muito orgulhoso. 

  • China tem uma questão importante com planos. Nesse quadro mais depressivo, cansado, sua mente fica atordoada e com aversão ao trabalho mental. Mas à noite pode aparecer uma clareza, começa a fazer vários planos. Esse é o seu outro polo, do planejador, que tem muitos sonhos, sonha alto, constrói castelos em sua mente. Aqui ele está no polo oposto do que volta ao passado, mas ainda no mundo dos planos e não no mundo real. 
  • Vê pessoas ou tem visões ao fechar os olhos (o mesmo que ocorre com os planos, que aparecem quando ele está à noite na cama). 

  • Um keynote importante de China é em transtornos que aparecem por perdas importantes ou prolongadas de fluidos. Pessoas robustas que ficam completamente esgotadas por essas eliminações. Podem ser hemorragias, diarreias, suores, supurações, ou até mulheres após amamentarem.
  • Grande medicamento de hemorragias de todos os orifícios do corpo, com desmaios. Ou ainda desmaios devido à grande fraqueza física – e após perda fluída. Ainda, de anemias por perda volumétrica.
  • É muito sensível ao tato, o toque mais leve o agrava, ao mesmo tempo em que seus sintomas melhoram ou desparecem se a pressão for intensa.

  • Agrava também com correntes de ar, ao ar livre (tem aversão!), em clima nublado, comendo frutas, depois de tomar muito chá ou leite, pelo movimento, após o coito, depois de transpirar. Melhora pela pressão forte.

  • Os sintomas se apresentam com uma periodicidade bem marcada, em dias alternados ou a cada 7 a 14 dias. Tem aversão às gorduras, manteiga, cerveja, pão, carne e comidas quentes. Desejo de doces, de alimentos muito condimentados e de bebidas frias.

  • Cefaleias após pegar um vento, com distensão dos vasos sanguíneos, que agrava caminhando ao ar livre e com grande transpiração em couro cabeludo. Melhora pela pressão forte. Ruídos no ouvido (zumbido), piores durante as dores de cabeça ou após perda de sangue ou fluídos. São sussurros, campainhas, rugidos, etc.

  • Epistaxe de manhã após se levantar da cama (um dos mais indicados). 

  • O apetite geralmente á aumentado, porém continua a emagrecer. Perde a fome em dias nebulosos. Tem sede extrema de bebidas frias, grandes quantidades de uma vez. Não come frutas porque sente grande indigestão, com arrotos, flatulência e distensão estomacal. Os arrotos não aliviam, mas pioram. O abdome também está distendido, com grande flatulência após de comer (especialmente frutas) e sensação de plenitude. Eliminar os flatos também não o melhora! O fígado está aumentado, endurecido e doloroso, pior pelo toque. Distensão do baço (grande medicamento dessas febres que causam espleno e hepatomegalia). Diarreias após comer frutas, ou periódicas em dias alternados.
  • Ejaculações noturnas seguidas de grande fraqueza (até a perda de sêmen o deixa fraco). 

  • Calafrios somente de dia, jamais à noite, que pioram ao ar livre ou pela mínima corrente de ar, ao mais leve toque ou ao se descobrir. A febre é queimante, com picadas pelo corpo todo, contínua a noite inteira. As veias dos braços e mãos ficam distendidas e a sede some, ele melhora comendo e ao se descobrir. Febre intermitente. Tem paroxismos de febre (muito marcante) que antecipam em 2 a 3 horas em cada ataque e voltam a cada 7 ou 14 dias. Paludismo!!! Febre terçã, quartã. Os suores são profusos, especialmente nas partes cobertas, e muito debilitantes. Os sintomas pioram depois de suar.

Atenção!

   Essa página foi criada com o intuito de auxiliar médicos, veterinários, dentistas e farmacêuticos com estudos sobre a Matéria Médica Homeopática.
   A auto-medicação pode gerar efeitos indesejáveis e graves. Indicamos sempre a consulta com um médico homeopata antes de tomar qualquer tipo de medicamento. Se você se identificou com alguma substância, procure um bom especialista e leve a ele suas queixas.

Para ter acesso a outros medicamentos CLIQUE AQUI.

Quer se aprofundar mais no estudo de Matéria Médica?

Confira os Estudos psicodinâmicos já disponíveis aqui:

Infelizmente, não há previsão de lançamento para o Estudo Psicodinâmico desse medicamento. 

Se você tem interesse que ele seja feito, deixe abaixo sua pré-inscrição, para que possamos priorizar a produção de aulas dos medicamentos mais procurados em nosso site.

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.