Veratrum album
Reino: Vegetal
Classificação: Semipolicrestos
Principais campos de ação: alucinações, choque, fezes (diarreia)
Nos primeiros dias de medicina, dois tipos de hellebore foram reconhecidos: hellebore preto, que incluiu várias espécies de Helleborus; e o hellebore branco, agora conhecido como Veratrum album, que pertence a uma família de plantas diferentes das Ranunculaceas. Também pode ser chamado de erva-do-lobo.
É uma planta altamente tóxica, contendo veratrina e os teratógenos ciclopamina (que pode gerar um defeito de nascença fatal chamado de Cyclopia) e jervine. Acredita-se ser o “heléboro” utilizado por Hipócrates como um purgante. Alguns acreditam que Alexandre, o grande, morreu envenenado com essa substância.
Pontos Principais
-
Veratrum album é um megalomaníaco. Acredita que é um príncipe; portanto todos os outros são seus meros súditos. Tem um alto conceito de si mesmo, uma egolatria sem limites, se acha o mais importante. Extremamente egocêntrico, arrogante e orgulhoso, caminha de cabeça alta.
-
Muito vaidoso. Antes mesmo de se tornar o que tanto almeja, já gosta de ser considerado rico e desperdiça dinheiro. Deseja ser poderoso. Quer se destacar dos demais.
-
Seu comportamento é extremamente altivo: despreza os outros; cospe na face das pessoas. A criança acha que é dona do mundo, gosta de brincar de ser rei e mandar nos coleguinhas.
-
Ambicioso, deseja uma posição social e material privilegiada, e coloca todos os seus recursos, bons ou maus, para alcançá-la, sem se preocupar com nada nem ninguém. Para ascender, pode até “pisar na cabeça” dos demais.
-
Porém sua ambição é infinita e ele nunca se satisfaz. É completamente desesperado pela sua posição social! Por isso adoece se perde sua posição. Transtornos por ambições frustradas, fracassos nos negócios, ser desprezado, não ser correspondido, humilhações, mortificações.
- É um mentiroso que nunca diz a verdade (na sua fantasia, tem a ilusão de que seu nariz cresceu muito). Falso, trapaceiro, cruel, malévolo, caluniador, com tendências a insultar, blasfemar, amaldiçoar, caluniar e ridicularizar os outros. Carece de sentido moral e não tem honra, respeito ou veneração por ninguém. Critica a tudo e a todos, sendo rude e grosseiro. Está sempre buscando motivos para criticar (procura as falhas dos outros e as contempla). Reprovador.
- Tem atitudes dominantes e ditatoriais, imbuído de sua própria grandeza, não admite que o contradigam e pode ter uma personalidade bem teimosa.
Quando sua tendência megalomaníaca sai dos níveis sociais “aceitáveis” aparecem quadros de alienação de todo tipo possível e muito diversos. Hahnemann disse: “Veratrum album tem o poder de curar quase um terço dos insanos internados em manicômios”. - Vê pessoas, ouve vozes, conversa com pessoas ausentes. Grita muito. Essa é uma característica forte em Veratrum: gritos, berros, uivos, gemidos, latidos. Até quando dorme. E é sonâmbulo.
- É facilmente irritável, e tem acessos de fúria com grande calor pelo corpo. Corre de um lado para outro, tenta escapar, rasga suas roupas, engole seu próprio rosto. Chuta, bate, morte os sapatos. Arranca os próprios cabelos e as próprias unhas. Come seus próprios excrementos, imagina que come coisas sujas (contraditório de sintoma típico de recusar comida).
- Grande relação com a SUJEIRA (aqui se coloca numa posição inferior, príncipe ou porco?). Sente odor de esterco, de coisas pútridas.
- “Falem mal, mas falem de mim”, faz coisas extremas, gestos ridículos, de modo a se destacar.
- Acredita que está grávida, anuncia que está no momento do parto, inclusive com dores de parto.
Simula gravidez ou doenças, como cegueira e surdez. Pensa que está cego e surdo, que tem um câncer. Teme ser envenenado (outro motivo para não comer). - A criança faz de conta que não ouve (o príncipe só escuta o que quer).
Acredita que é Cristo. Que está em comunicação com Deus. Que está no céu. Forte sentimento religioso, mania religiosa. - Acredita que é um caçador x sonha que é caçado. Mania persecutória e muitos sonhos com perseguições, ladrões, cachorros. Associado a uma ansiedade como se tivesse cometido um crime, estando assim desesperado pela salvação de sua alma. Medroso. Ilusão de ser acossado, de que será assassinado.
- Afinal ele caça a posição social, caça o poder, caça a falha nos outros; mas pode ser caçado, ou seja, o ladrão pode vir e roubar seu dinheiro, roubar sua posição. Muita ansiedade, com peso na consciência, ilusão de que fez algo errado (e deve ter feito mesmo ao longo da jornada pela sua ambição), imagina que seu fim está chegando, que está condenado, como se fosse culpado de um crime. Ilusão que quebrou seu voto (precisa cumprir seus votos), sem senso de honra. Pode chegar a desejar ó suicídio, por afogamento ou jogando-se de uma janela. Sonha com afogamentos.
- Grande medicamento de choque, colapso, após vomitar ou ter diarreia. Prostração completa, rápida, acompanhada de frio gelado e cianose. Choque no pós-operatório. Todo o corpo está gelado, com frio intenso, objetivo e subjetivo.
- Desmaios frequentes, por excitação, sustos, esforços, por perda de fluídos. Sente uma fraqueza brusca, repentina, paralítica.
- Piora pelo tato, movimento, à noite ou de manhã, clima frio e úmido, aposento quente, por sustos, antes e durante menstruação e evacuações, ao transpirar. Melhora deitado.
- Grande desejo de alimentos salgados ou frutas ácidas, bebidas e alimentos frios, refrescantes, suculentos.
- Frio no vértice da cabeça como se tivesse um pedaço de gelo ali. Transpiração fria na cabeça (inclusive todos os seus sintomas são acompanhados por esse suor frio). Febre com frio externo ou pele gelada e com calor interno. Suores frios, viscosos, copiosos, que agrava pelo menor movimento.
- Face muito pálida, gelada, cianótica, com traços fundos e acentuados. Nariz pontiagudo, sensação de alongado e frio como gelo.
- Sede insaciável, extrema, de grandes quantidades de uma vez que logo vomita. Vômitos biliosos. Soluços frequentes, violentos. Bulimia e vômitos forçados.
- Cólera asiática, um dos medicamentos mais importantes! Há grande diarreia e transpiração fria! Fezes aquosas como água de arroz com dores no abdome, cãibras violentas, cólicas com fraqueza extrema. Piores à noite, no outono. Tem também vômitos simultâneos à diarreia, sempre com os suores frios na testa.
Atenção!
Essa página foi criada com o intuito de auxiliar médicos, veterinários, dentistas e farmacêuticos com estudos sobre a Matéria Médica Homeopática.
A auto-medicação pode gerar efeitos indesejáveis e graves. Indicamos sempre a consulta com um médico homeopata antes de tomar qualquer tipo de medicamento. Se você se identificou com alguma substância, procure um bom especialista e leve a ele suas queixas.
Quer se aprofundar mais no estudo de Veratrum album?
Com o Estudo psicodinâmico de Veratrum album, você tem acesso a:
video-aula exclusiva, com imagens e animações, numa construção temática da matéria médica pura;
quadro dinâmico explicando o contexto trimiasmático do medicamento (psora, sicose – franca e adaptada – e sífilis – egolise, alterlise);
mitologia ou história arquetípica associada, que auxilia a recordação do medicamento e amplia sua concepção simbólica;
estudo aprofundado de cada tópico orgânico (incluindo rubricas repertoriais exclusivas);
ebook (em pdf) com todas as informações contidas na video-aula.
Infelizmente, essa aula ainda não tem previsão de lançamento.
Deixe abaixo seu email que te avisamos assim que ela for lançada!
Essa pequena “pré-inscrição” é importante para priorizarmos a produção de aulas dos medicamentos mais procurados em nosso site.