Mezereum

Reino: Vegetal
Classificação: Semipolicrestos
Principais campos de ação: pele geral, ossos, depressão, cabeça, face

     Daphne mezereum, também conhecida como February Daphe (Daphne-de-fevereiro), Spurge Laurel ou Spurge Olive, é uma espécie de zonas de montanha frescas e sombrias. A sua distribuição nativa estende-se desde os Pireneus até à Rússia.
     As flores surgem antes das folha, e por causa da sua beleza é muito usada como ornamental. A fruta é uma baga vermelha muito venenosa para humanos (embora pássaros – tordos – sejam imunes, eles dispersam as sementes nos excrementos, e elas contém a maior parte da toxicidade).
     Os compostos mezereína e dafnina estão presentes também nos galhos: manusear galhos frescos pode causar erupções cutâneas e eczemas. A ingestão da planta pode levar a irritação severa e queimação na boca, inchaço nos lábios e face, aumento da salivação, rouquidão, dificuldades para engolir e asfixia. Depois, ocorre uma dor abdominal intensa, muita dor de cabeça, náusea e diarreia sanguinolenta. As crianças podem ter ainda sintomas narcóticos e espasmos musculares.

Pontos Principais

  • Marcante indiferença a todos que estão ao seu lado, a tudo que está ao seu redor: nada lhe causa impressão. Tem a sensação de que tudo está morto. Olha pra janelas por horas sem ter consciência do que se passa ao seu lado. Aversão a falar, grande depressão e angústia com choro e cansaço da vida. 
  • A palavra chave é afetação, ele não se afeta, tudo está morto. Mas no outro polo é hipersensível e muito violento! Tudo é violento e sua mente parece uma tempestade. Personalidade dramática, exagerada, passional. De repente fica zangado, histérico ou melancólico. Ofende-se com facilidade e explode, violento.
  • Deseja companhia (afeto), piora estando só.
  • Muito crítico, reprovador dos outros, tende a ofender e a insultar.
  • As emoções parecem sair do estômago ou do coração, sente que pode receber uma notícia muito desagradável. As surpresas vem para ele como um vazio. 
  • Tem ilusões de coisas duras, que o cérebro está duro, que o palato é feito de madeira ou que tem verrugas (duro que não se afeta).
  • Mezereum é um grande medicamento das afecções ósseas, especialmente em ossos longos. Estão inflamados, inchados, com dores noturnas ardentes. Tem tumores ósseos, fístulas ósseas, dores de crescimento.
  • Transtornos causados por erupções suprimidas ou após vacinações.
  • As dores são de vários tipos, violentas, ardentes, corrosivas, nevrálgicas. Os sintomas vão de cima para baixo, de dentro para fora, da direita para a esquerda, ou predominam de um lado só.

  • A pele é o principal campo de ação. Prurido muito intenso, intolerável, às vezes mesmo sem lesão. É pior à noite no calor da cama e muda de lugar depois de coçar. Coça até que a pele esteja em carne viva. Erupções pruriginosas que agrava pelo toque e com banhos quentes. Possuem crostas esbranquiçadas ou amareladas, e espessas, semelhantes a giz. Embaixo de acumula um pus branco-amarelado, fétido e irritante. podem ser elevadas e duras. Psoríase difusa. Ardor na pele pela transpiração, como um carvão. Sensação de vermes correndo pelo corpo – morto.
  • Agravação pelo clima frio e úmido, pelo calor da cama, ao anoitecer, à noite, em aposento quente, por banho quente, alimentos quentes, pelo tato, pressão, movimento. Melhora e deseja o ar livre.

  • Calafrios em mãos e pés, que não melhora em local aquecido e dura bastante tempo.
  • Nevralgia facial extremamente violenta, com dor perfurante em ossos malares e maxilares e inflamação do osso e periósteo. Alterna dor com adormecimento do local (violento x morto). Erupções crostosas em queixo e ao redor da boca, a face coça muito e ele deseja lavar com água fria.
  • Cefaleia violenta por erupções suprimidas ou após vexação. Cabeça coberta por uma crosta grossa, como couro, com escamas brancas e logo abaixo um pus branco ou amarelo, espesso e irritante, que corrói o cabelo.

  • Erupção úmida e pruriginosa atrás das orelhas. Sente que os ouvidos estão muito abertos, dilatados. Dor nos ossos nasais, ardente, rasgante, perfurante, na raiz.

  • Cáries dentárias que se formam rapidamente, com dores à noite, pelo toque, melhora com ar frio. Sensação de dentes alongados (como os ossos).

  • Adora alimentos gordurosos, presunto, bacon. Alimentos aquecidos agravam e frios melhoram.

     Deseja vinho, café bem preto ou bebidas frias.

  • Tosse violenta e ininterrupta até que aliviada por vômito.

  • Herpes zóster em axila, erupções como escamas de peixe nas costas. Pontos marrons, manchas hepáticas em todo o corpo, que escurecem. Traumatismos do cóccix com dor.

  • Desejo sexual aumentado mesmo após o coito. 

Atenção!

   Essa página foi criada com o intuito de auxiliar médicos, veterinários, dentistas e farmacêuticos com estudos sobre a Matéria Médica Homeopática.
   A auto-medicação pode gerar efeitos indesejáveis e graves. Indicamos sempre a consulta com um médico homeopata antes de tomar qualquer tipo de medicamento. Se você se identificou com alguma substância, procure um bom especialista e leve a ele suas queixas.

Para ter acesso a outros medicamentos CLIQUE AQUI.

Quer se aprofundar mais no estudo de Mezereum?

Com o Estudo psicodinâmico de Mezereum, você tem acesso a:

video-aula exclusiva, com imagens e animações, numa construção temática da matéria médica pura;

quadro dinâmico explicando o contexto trimiasmático do medicamento (psora, sicose – franca e adaptada – e sífilis – egolise, alterlise);

mitologia ou história arquetípica associada, que auxilia a recordação do medicamento e amplia sua concepção simbólica;

estudo aprofundado de cada tópico orgânico (incluindo rubricas repertoriais exclusivas);

ebook (em pdf) com todas as informações contidas na video-aula.