Lobelia inflata

Reino: Vegetal
Classificação: Outros
Principais campos de ação: estômaho, corpo estranho, pele (dermografismo)

     Conhecida também como o tabaco indiano ou “puke weed” (erva daninha do vômito), é nativa do leste da América do Norte e do sudeste do Canadá.

     Os nativos americanos usavam essa erva para distúrbios respiratórios (tem efeito relaxante nos bronquíolos) e musculares, como purgante e como remédio cerimonial. Enteogênico (que induz ao êxtase), emético, auxiliar dermatológico. Efeitos colaterais podem incluir sudorese, náusea, vômito, diarreia, tremores, taquicardia, confusão mental, convulsões, hipotermia, coma e possivelmente morte. A raiz é tóxica e pode ser fatal se comida. 

Pontos Principais

  • Lobelia tem uma grande questão de tocar e ser tocado. Tem medo do toque, e é um grande medicamento de alergias de contato, desmografismo, etc – não se pode encostar nele!
  • Também é um grande medicamento de estrusar, colocar para fora, expulsar corpos estranhos (ele não tolera o toque, e joga tudo para fora, rejeita tudo).
  • Variação intensa de humor, de repente perde a razão e se torna violento e selvagem, ou então chora alto como uma criança. Muito sensível, em extremos de humor. 
  • Pode sentir que está para morrer, e tem medo de sufocar-se e de cobras. Sonhos em que seu braço é amputado ou que é ferido por um tiro.
  • Grande medicamento para auxiliar na cessação do tabagismo – os sintomas muitas vezes aparecem depois de fumar (e também pioram pelo movimento) – e para expulsão de corpos estranhos, assim como Silicea e Hepar sulphur.
  • Cistos sebáceos. Cefaleia que piora por tabaco.
  • Sialorreia, língua branca apenas do lado direito. Não consegue engolir, sente que há um corpo estranho na garganta. Asma pior após comer comidas quentes. Dispneia que ameaça sufocar. O paciente agarra a garganta durante a tosse. 
  • Lobelia tem muitos transtornos gástricos, com soluços violentos, náuseas “mortais” (com desfalecimento, palidez e suor frio na face e prostração, piores pelo odor de tabaco) e vômitos (paroxísticos). Sensação de fraqueza e epigástrio ou de bolo no estômago. Sensação de afundamento que irradia ao coração.
  • Sensação de sangue parado no tórax. Ansiedade no peito, com palpitações violentas. Sente que o coração vai parar de bater! 
  • Sensibilidade extrema no sacro, até mesmo o contato com a roupa dói. Sensação como se o sacro estivesse “estrujado”, espremido! 
  • Dermografismo, erupções pelo toque. Prurido no corpo todo. Sensação de milhares de agulhas pinicando a pele.

Atenção!

   Essa página foi criada com o intuito de auxiliar médicos, veterinários, dentistas e farmacêuticos com estudos sobre a Matéria Médica Homeopática.
   A auto-medicação pode gerar efeitos indesejáveis e graves. Indicamos sempre a consulta com um médico homeopata antes de tomar qualquer tipo de medicamento. Se você se identificou com alguma substância, procure um bom especialista e leve a ele suas queixas.

Para ter acesso a outros medicamentos CLIQUE AQUI.

Quer se aprofundar mais no estudo de Lobelia inflata?

Com o Estudo psicodinâmico de Lobelia inflata, você tem acesso a:

video-aula exclusiva, com imagens e animações, numa construção temática da matéria médica pura;

quadro dinâmico explicando o contexto trimiasmático do medicamento (psora, sicose – franca e adaptada – e sífilis – egolise, alterlise);

mitologia ou história arquetípica associada, que auxilia a recordação do medicamento e amplia sua concepção simbólica;

estudo aprofundado de cada tópico orgânico (incluindo rubricas repertoriais exclusivas);

ebook (em pdf) com todas as informações contidas na video-aula.

Infelizmente, essa aula ainda não tem previsão de lançamento.

Deixe abaixo seu email que te avisamos assim que ela for lançada!

Essa pequena “pré-inscrição” é importante para priorizarmos a produção de aulas dos medicamentos mais procurados em nosso site.

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.