Anacardium

Reino: Vegetal
Classificação: Semipolicrestos
Principais campos de ação: estômago, reto, alucinações, identidade

     O Anacardio oriental é uma árvore nativa da Índia. Foi chamado de “castanha de marcação” pelos europeus, pois era usado por lavadeiro para marcar pano e roupas antes de lavar, pois transmitem uma marca insolúvel em água no pano. O medicamento foi feito pela “Making nut”, a pequena castanha da planta, que tem o formato de um coração.

Pontos Principais

  • O principal keynote de Anacardium é a sensação de ser dividido, duas pessoas, duas vontades. Sente como se tivesse um anjo e um demônio sobre seus ombros: há dois dentro dele, um incita o mal e o outro o reprime, um o manda fazer algo e outro o proíbe. A castanha tem forma de coração: seu coração recebe duas vozes de comando e isso o divide, deixando-o indeciso, inseguro e incapaz de tomar decisões. Pode se olhar no espelho e dizer que vê os outros, mas não a si mesmo. Não se reconhece.
  • Não reconhece também as pessoas que o rodeiam. Seu marido não é deu marido e seus filhos não são seus filhos: tem a ilusão que está rodeado de inimigos, que o perseguem.
  • Aversão a companhia. Quer ficar sozinho, separado da sociedade.
  • Tem uma vontade irresistível de praguejar, amaldiçoar, blasfemar. Usa linguagem grosseira, violenta, insultos. Pode ser ainda perverso se cede ao “lado mal”, vingativo, intolerante à contradição, sem sentido moral. 
  • Ri de coisas férias, e fica sério diante de coisas alegres, há sempre impulsos contraditórios. Pode ser desagradável com aqueles que ama e respeita. Personalidade muito variável.
  • É marcante a perda de memória súbita! Especialmente após uma grande e pesada atividade mental (como uma prova). Confusão mental, sente-se como num sonho, tudo é irreal. O esquecimento é pior de manhã, não consegue gravar nada. 
  • Pode também chegar a ver diabos, ouvir vozes de pessoas já falecidas. Sonha com cadáveres e com fogo. 
  • Agravação: horas depois de comer, pelo frio (correntes de ar frio), por aplicações quentes (de novo o contraditório), por esforços físicos, ao tocar piano, começando a se movimentar.
  • Melhora: pelo repouso, e… Apresenta grande melhora ao se alimentar! Tanto os sintomas físicos quanto orgânicos desaparecem ou aliviam quando ele se alimenta, mas reaparecem depois de duas horas.
  • Pode ter a sensação de rolha, lasca de madeira ou corpo estranho (assim como ele é estranho) que pressionam os locais dolorosos. Ou sensação de aro, faixa que o apertam. Desmaios ao tentar subir escadas. A lateralidade costuma ou ser esquerda superior ou direita inferior, ou ainda os sintomas vão da direita para a esquerda. 
  • Costuma ter muita dispepsia, gastralgias, náuseas, vômitos e sensação de vazio no estômago. Tudo isso melhora ao comer, quando ele faz a digestão. Engole alimentos e bebidas rapidamente, e está propenso a engasgar.
  • Tem grande desejo de evacuar, mas não consegue. O reto parece paralisado, fraco. 
  • Dores de cabeça em estudantes ou pessoas sedentárias, ou ainda em pessoas com dores de estômago. Parece haver uma rolha na têmpora. Melhora ao comer.
  • Sente duas pontadas rápidas e seguidas no coração. Verrugas nas palmas das mãos. 

Atenção!

   Essa página foi criada com o intuito de auxiliar médicos, veterinários, dentistas e farmacêuticos com estudos sobre a Matéria Médica Homeopática.
   A auto-medicação pode gerar efeitos indesejáveis e graves. Indicamos sempre a consulta com um médico homeopata antes de tomar qualquer tipo de medicamento. Se você se identificou com alguma substância, procure um bom especialista e leve a ele suas queixas.

Para ter acesso a outros medicamentos CLIQUE AQUI.

Quer se aprofundar mais no estudo de Anacardium?

Com o Estudo psicodinâmico de Anacardium, você tem acesso a:

video-aula exclusiva, com imagens e animações, numa construção temática da matéria médica pura;

quadro dinâmico explicando o contexto trimiasmático do medicamento (psora, sicose – franca e adaptada – e sífilis – egolise, alterlise);

mitologia ou história arquetípica associada, que auxilia a recordação do medicamento e amplia sua concepção simbólica;

estudo aprofundado de cada tópico orgânico (incluindo rubricas repertoriais exclusivas);

ebook (em pdf) com todas as informações contidas na video-aula.

Infelizmente, essa aula ainda não tem previsão de lançamento.

Deixe abaixo seu email que te avisamos assim que ela for lançada!

Essa pequena “pré-inscrição” é importante para priorizarmos a produção de aulas dos medicamentos mais procurados em nosso site.

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.