Gelsemium

Reino: Vegetal
Classificação: Semipolicrestos
Principais campos de ação: ansiedade, cabeça, olhos, paralisia, tremor, febre

     Também conhecida como jasmim-carolina ou jasmim-amarelo, é nativa do sudeste dos Estados Unidos, mas também pode ser encontrada em partes do México e da América Central. É a flor símbolo do estado da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, e é celebrada por sua beleza.
     Toda a planta é altamente tóxica, especialmente as raízes e rizomas. O envenenamento por Gelsemium pode causar sintomas como fraqueza muscular, problemas respiratórios e até a morte.

Pontos Principais

  • É um dos principais medicamentos para transtornos de causa emocional. Recentes: más notícias, boas notícias, sustos, qualquer emoção! Ou antigas: tormentos, ira com sofrimento silencioso. É uma personalidade sensível, emotiva, pode até mesmo haver histeria (especialmente em mulheres durante o parto). Ainda indicado para bebês cujas mães sofreram emoções durante a gravidez

  • É um pessimista completo. Sofre por antecipação, fica vivenciando com detalhes em sua mente algo que está prestes a acontecer: uma prova, um encontro, reunião, viagem, apresentação em público. Porém não luta contra esse infortúnio, apenas o aguarda chegar, fica fantasiando seu fracasso, ficando inseguro e muito ansioso. Perde noites de sono antes de um teste.

  • E, quando o momento chega, é incapaz, por exemplo, de se apresentar em público. Fica mudo, paralisado, ou tremendo de nervoso. Histeria de conversão. 

  • Tem muitos medos, medo de provas, de novos desafios, de apresentações, de multidões, de lugares públicos, de tumulto, da confusão (bom medicamento para agorafobia, ataques de pânico), de lugares fechados. Além de outros medos: de morrer (que o coração pare se ele não se movimentar, é um keynote), de tempestades, de ficar sozinho, da escuridão, de ficar louco, de cair (nos movimentos de descida, a criança grita e agarra o berço). 

  • A dinâmica gira em torno do estar vigilante, do tumulto e do túmulo. Sensação de tumulto na sua vida, mas sonha que está em uma tumba, com o sossego, o silêncio. Deseja ter uma vida calma, serena, em paz. Prefere estar sozinho, tranquilo, sem falar com ninguém nem ter ninguém por perto, estando muito quieto.

  • Gelsemium assusta-se muito facilmente com as coisas, está muito alerta. Ou, no polo oposto, está obnubilado e não mais pode prestar atenção e estar alerta às desgraças que estão por vir. Perdeu sua capacidade de vigilância e por isso pode ser surpreendido por qualquer coisa.

  • É um dos medicamentos mais indicado em caso de gripes fortes, juntamente com Eupatorium. As gripes vem acompanhadas de calafrios intensos, que sobem e descem pelas costas, pela coluna, numa sucessão ondulada do sacro até a região occipital. Outro keynote é a ausência de sede durante esse processo!

  • Prostração terrível com desejo absoluto de repouso. Está sonolento, tonto, embotado mentalmente, cansado, fraco, confuso, aturdido e torporoso, principalmente durante a febre. Pálpebras muito pesadas, mal consegue abrir os olhos abertos (ptose) pelo grande peso. Fadiga intensa em membros pelos mínimos esforços. 

  • Grande medicamento de paralisias. Relaxamentoe prostração de todo o sistema muscular com paralisia motora completa. Tanto a mente quanto a parte física ficam completamente esgotadas. Pode ter ainda afonia por paralisia de cordas vocais. Fala alterada por causa de peso na língua e dificuldade na deglutição. Falta coordenação muscular, os músculos se recusam a obedecer à sua vontade. Os movimentos podem ser descoodernados.

  • Gelsemium também é um grande medicamento para casos de tremores. Os membros, fracos, tremem. Treme o corpo todo. Cobre convulsões, mal de Parkinson, tremores essenciais. 

  • Tem também muitos transtornos visuais: diplopia; visão escurecida, turva ou nublada, que precedem uma terrível cefaleia. Pode ter paralisia ocular, estrabismo, amaurose.

  • As dores de cabeça também são enlouquecedoras. Sua característica é de começa na coluna cervical e irradiar para cima, até a testa ou a região dos olhos. A emissão copiosa de urina alivia a dor. Mas o calor do sol, o esforço mental e o cigarro agravam.
  • Dores agudas em útero, como de parto. Rigidez do colo do útero durante o parto. Ameaça de aborto por causa de bruscas emoções. O bebê parece ascender a cada dor.
  • Gelsemium geralmente agrava pelo calor do sol, no verão (quente úmido), antes ou durante tempestades, umidade ou neblina, por mudanças bruscas de temperatura. Por emoções, más notícias, pensando nos transtornos e perdas! Às 10h da manhã, tocando piano e por tabaco. E melhora ao ar livre e frio, por estimulantes, inclinado para frente.

Atenção!

   Essa página foi criada com o intuito de auxiliar médicos, veterinários, dentistas e farmacêuticos com estudos sobre a Matéria Médica Homeopática.
   A auto-medicação pode gerar efeitos indesejáveis e graves. Indicamos sempre a consulta com um médico homeopata antes de tomar qualquer tipo de medicamento. Se você se identificou com alguma substância, procure um bom especialista e leve a ele suas queixas.

Para ter acesso a outros medicamentos CLIQUE AQUI.

Quer se aprofundar mais no estudo de Gelsemium?

Com o Estudo psicodinâmico de Gelsemium, você tem acesso a:

video-aula exclusiva, com imagens e animações, numa construção temática da matéria médica pura;

quadro dinâmico explicando o contexto trimiasmático do medicamento (psora, sicose – franca e adaptada – e sífilis – egolise, alterlise);

mitologia ou história arquetípica associada, que auxilia a recordação do medicamento e amplia sua concepção simbólica;

estudo aprofundado de cada tópico orgânico (incluindo rubricas repertoriais exclusivas);

ebook (em pdf) com todas as informações contidas na video-aula.

Infelizmente, essa aula ainda não tem previsão de lançamento.

Deixe abaixo seu email que te avisamos assim que ela for lançada!

Essa pequena “pré-inscrição” é importante para priorizarmos a produção de aulas dos medicamentos mais procurados em nosso site.

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.