Absinthium
A Artemisia absinthium, na Grécia Antiga, era uma planta dedicada à Ártemis, deusa da fecundidade, castidade e da caça.
Também chamado de Losna, é uma erva com sabor amargo que é utilizada na fabricação da bebida conhecida como absinto, cujo emblema é uma fada verde, devido a sua coloração esverdeada e porque algum usuário já teve uma alucinação com a tal fada.
Oscar Wilde dizia que via tulipas em suas pernas sob efeito da mesma. Na Europa do início do século XX, o absinto era consumido em massa e ocasionava problemas de saúde como: epilepsia, suicídio e loucura.
Van Gogh, além de suas perturbações inatas, estava sob o efeito do absinto quando cortou a própria orelha.
Pontos Principais
- É o medicamento da simetria e da cópia. Em um polo tudo deve ser igual, ele deseja e precisa de simetria. É uma pessoa correta, legal, que cumpre as regras e veste-se com muita classe.
- Mas no outro polo é totalmente assimétrico; incorreto, faz coisas erradas e ilícitas: o céu é o limite, está em um estado de mania com loquacidade. Não quer nada com ninguém (não assume compromissos), rouba coisas – cleptomania. Está caótico, sem regras. Pode se tornar violento e cruel
- Ainda na assimetria se torna desleixado, desarrumado, desvalido, deprimido, desanimado e sem iniciativa. Não quer fazer nada. Reservado, misantrópico, não liga se morre ou não. Nada na sua vida vai para frente.
- Bipolar, depressão que se alterna com mania (assimetria).
- Na insanidade, vê animais grotescos, pensa ser perseguido por inimigos imaginários. Depois se acalma e sente como se entrasse em um lindo sonho. Sonha com plantas, tem alucinações com mulheres nuas.
- Na parte intelectual é marcante a perda de memória para fatos recentes.
- Convulsões cujas auras são tremores, e podem se iniciar na face. O paciente perde a memória depois do acontecido.
- Faz caretas, morde a língua, expele espuma sanguinolenta. Expressão facial de um louco, anisocoria (outra assimetria).
- Perda de apetite.
Atenção!
Essa página foi criada com o intuito de auxiliar médicos, veterinários, dentistas e farmacêuticos com estudos sobre a Matéria Médica Homeopática.
A auto-medicação pode gerar efeitos indesejáveis e graves. Indicamos sempre a consulta com um médico homeopata antes de tomar qualquer tipo de medicamento. Se você se identificou com alguma substância, procure um bom especialista e leve a ele suas queixas.
Quer se aprofundar mais no estudo de Absinthium?
Com o Estudo psicodinâmico de Absinthium, você tem acesso a:
video-aula exclusiva, com imagens e animações, numa construção temática da matéria médica pura;
quadro dinâmico explicando o contexto trimiasmático do medicamento (psora, sicose – franca e adaptada – e sífilis – egolise, alterlise);
mitologia ou história arquetípica associada, que auxilia a recordação do medicamento e amplia sua concepção simbólica;
estudo aprofundado de cada tópico orgânico (incluindo rubricas repertoriais exclusivas);
ebook (em pdf) com todas as informações contidas na video-aula.