Antimonium crudum

Reino: Mineral
Classificação: Semipolicrestos
Principais campos de ação: estômago, verrugas, afeto

   O sulfureto negro de antimônio ou estibinita, como é conhecido, é a principal fonte de antimônio, metal relativamente raro e tóxico. Geralmente aparece na forma de cristais aciculares ou massas granulares de cor preta a cinza-prateada.
   Devido a sua beleza extravagante, muitas pessoas a utilizavam como um apetrecho de luxo, o que acarretava envenenamentos gravíssimos. Foi historicamente utilizado em cosméticos por suas propriedades de pigmentação, e também foi usada na antiguidade para escurecer cabelos e sobrancelhas.

    Também é utilizada na indústria de vidro para remover bolhas de ar. Durante a idade média, se produziu espelhos com o antimônio, uma fina camada promovia o reflexo.

   O símbolo alquímico do antimônio era muitas vezes associado à deusa Vênus e simbolizava a transformação espiritual. O termo “antimônio” deriva do grego “anti-monos”, que significa “não sozinho” ou “não isolado”, sugerindo sua propriedade de se unir com outros elementos.


Pontos Principais

  •  Antimonium crudum é, antes de tudo, muito sentimental, amoroso, romântico e apaixonado. Sua temática gira em torno do amor. Vive o êxtase amoroso, especialmente quando caminha sob a luz da lua ou a luz filtrada por janelas ou vitrais (a luz piora seus sintomas mentais). Seus transtornos também podem surgir após amores não correspondidos
  • Busca o amor ideal, sendo muito sonhador. Adora fazer poesia, fala em versos, recita poemas, é um poeta!
  • Porém possui um outro lado com aversão ao toque ou ao olhar. A criança grita se a tocam ou chega a vomitar. Não quer que falem com ele, irrita-se pela menor atenção, é um resmungão. Nada o satisfaz (ideal x insatisfação)
  • Ansioso e preocupado com seu destino, com seu futuro. Desespera-se pela cura. Ou é uma pessoa totalmente conformada e resignada, que não deseja nada. Catatônico, imóvel, não sente dor e nem reclama. Não tem desejos e nem anseios.
  • Tristeza ao anoitecer, pensamentos suicidas que o fazem sair da cama. Deseja dar um tiro em si mesmo ou se afogar. 
  • A imobilidade é um traço marcante, portando pode haver grande prostração, fraqueza e cansaço, com desmaios pelo calor do verão. Há ausência de dor em casos extremamente dolorosos (o que vai bastante com a questão da resignação). 
  • Tendência a obesidade.
  • Lateralidade esquerda. 
  • Agrava com banhos frios (qualquer contato com a água), pelo frio ou por calor radiante como a luz do sol, ao ser tocado. Melhora ao ar livre e em repouso.
  • Rosto vermelho e eczemas pelo calor do fogo. Erupções com crostas amarelas. Cefaleias que pioram pelos banhos frios, ou ainda causada por transtornos gástricos e alimentos doces ou álcool. 
  • Língua coberta por uma capa espessa e branca como leite (sintoma bem marcante desse medicamento, que acompanha praticamente todos os transtornos, especialmente os gástricos).
  • Bebidas alcoólicas o agravam (apesar de ter desejo por elas), especialmente vinho azedo. Bebidas frias e leite também (bebês recusam o leite materno). Agrava com alimentos ácidos (embora os deseja muito), massas, doces. 
  • Inflamação da laringe em cantores. Sensação de constrição na laringe ou de tampão na mesma (corpo estranho na garganta). Afonia indolor depois de se aquecer ou após banho frio. Lembrar do desejo irresistível de falar em versos!!! 
  • O estômago é o órgão de choque de Antimonium crudum! Arrotos com gosto e cheiro de comida e com gases constantes. Transtornos gástricos causados por comer muito, por banho frio, calor, ao tomar vinho ou comer ácidos. Tem náuseas, arcadas e vômitos constantes. Pode ter náuseas pro carícias. Alterna transtornos reumáticos e gástricos. 
  • Diarreia no verão, ao se aquecer, pelo banho frio, ao comer muito, por ingerir uma fruta ácida.
  • Ataques de desejo sexual aumentado pela luz da lua ou na cama à noite. 
  • Gangrena no pé, que está preto, insensível ao tato e com intoleráveis dores ardentes. Pés gelados, mesmo no verão.
  • Ant-c é um grande medicamentos de calos! Calosidades córneas, especialmente nas plantas dos pés e nos dedos, com dor e sensibilidade ao caminhar em locais duros. Verrugas córneas. Pele fendida, fissurada, pior nas comissuras. Urticária que piora ao comer carne. Vesículas, pústulas, erupções com crostas espessas, duras, cor de mel ou amareladas. 

Atenção!

   Essa página foi criada com o intuito de auxiliar médicos, veterinários, dentistas e farmacêuticos com estudos sobre a Matéria Médica Homeopática.
   A auto-medicação pode gerar efeitos indesejáveis e graves. Indicamos sempre a consulta com um médico homeopata antes de tomar qualquer tipo de medicamento. Se você se identificou com alguma substância, procure um bom especialista e leve a ele suas queixas.

Para ter acesso a outros medicamentos CLIQUE AQUI.

Quer se aprofundar mais no estudo de Antimonium crudum?

Com o Estudo psicodinâmico de Antimonium crudum, você tem acesso a:

video-aula exclusiva, com imagens e animações, numa construção temática da matéria médica pura;

quadro dinâmico explicando o contexto trimiasmático do medicamento (psora, sicose – franca e adaptada – e sífilis – egolise, alterlise);

mitologia ou história arquetípica associada, que auxilia a recordação do medicamento e amplia sua concepção simbólica;

estudo aprofundado de cada tópico orgânico (incluindo rubricas repertoriais exclusivas);

ebook (em pdf) com todas as informações contidas na video-aula.