Argentum nitricum
Reino: Mineral
Classificação: Semipolicrestos
Principais campos de ação: ansiedade, estômago,
É o Nitrato de prata. Comercialmente, costuma chamar-se também de “cáustico lunar“. É usado em fotografia convencional (fotoquímica, não digital. É o que “fixa” as fotografias), na fabricação de vidros e espelhos.
Em medicina já foi usado como cauterizador para eliminação de ligeiras tumorações epidérmicas (verrugas e outros), e costumava chamar-se, por isso, de “pedra infernal“. Em contato com a pele pode causar queimaduras e irritação, principalmente em mucosas ou olho.

Pontos Principais
- É um medicamento clássico da ansiedade por antecipação de um compromisso. Argentum nitricum antecipa todos os acontecimentos (sejam eles importantes ou não), em horas, dias ou até meses. Pensa constantemente no compromisso que está por vir e vive com ansiedade. Quando está prestes a ir ao cinema, a uma festa, uma consulta ou antes de viajar não consegue nem mesmo dormir. Se for uma prova, então, pior ainda! Detesta apresentar-se em público e isso o deixa muito nervoso.
Essa ansiedade vem acompanhada geralmente de diarreia (o mais comum), tremores e palpitações.
A dinâmica de Argentum nitricum tem a ver com a fixação das coisas (seu maior anseio é por estar fixo). Ou seja, se marcou um compromisso, fixou um horário, está fixado! É sempre muito pontual e detesta atrasos.
Intimamente relacionado com essa antecipação há uma inquietude e uma pressa constante. Está sempre apressado e precipitado, vive num ritmo muito acelerado e faz tudo com pressa. Ele caminha praticamente correndo e até mesmo a sua fala é veloz. Tem medo de não ter tempo para fazer suas coisas e quer terminar antes mesmo de ter começado. É impulsivo e, como tem quer agir com a maior rapidez possível, não pensa antes de fazer as coisas. Não tem paciência para esperar absolutamente nada. Tem ainda a sensação que o tempo passa muito lentamente, acha que as pessoas se movem muito lentamente e pede a elas que se apressem.
Às vezes enquanto caminha tem a sensação que está prestes a morrer, e isso o faz caminhar ainda mais rapidamente! Pode ter a ilusão de estar doente e que terá um ataque e morrerá se não se apressar. Muitas vezes também se agarra a um objeto fixo durante seus ataques.
Detesta tudo que não é fixo, tem medo. Um dos seus grandes keynotes é o medo das paredes ou de prédios caírem em cima dele. Quando caminha na rua, não se aproxima muito dos prédios achando que eles podem também se juntar e achatá-lo (teme passar por esquinas e por lugares apertados, tendo bastante claustrofobia). Detesta túneis. Também tem medo da ponte desmoronar enquanto ele a atravessa, e um grande medo de altura, ver coisas altas o deixam cambaleante (não fixo). As vertigens e tremores também são clássicos e remetem a não fixação. E por fim, medo de elevadores, de aviões e de trens (todos não fixos e fechados).
Costuma ser muito pessimista, imaginando que algo ruim irá acontecer. Pode estabelecer (predizendo) o dia e hora da sua própria morte (fixa a data). Tem muitos medos: de estar sozinho e da solidão (acorda seus familiares à noite para ter com quem conversar; seus sintomas pioram quando está só), de morrer (tem medo de morrer sozinho, que aconteça algo grave e não tenha ninguém para o auxiliá-lo), de doenças (pode ser hipocondríaco, preocupando-se muito com doenças de si mesmo ou dos outros), de lugares públicos, de multidões (excelente medicamento para síndrome do pânico. Fala sobre seus sintomas com todo mundo e também consigo mesmo constantemente.
Possui também um grande medo do fracasso! É extremamente inseguro e acha que tudo que tentar dará errado (que ele não faz nada certo), que irá falhar em tudo, que não será bem sucedido em nada. Se sente incapaz de fazer as coisas, sendo também muito indeciso. Isso vem acompanhado de sintomas peculiares: ilusão que o trabalho lhe fará mal com aversão a trabalhar; no outro polo, um sentimento de que “quem não trabalha não merece comer”, podendo então recusar comida.
Há um grande sentimento de desvalorização. Acha que é abandonado, desprezado ou desconsiderado pelos outros, que não lhe dão importância. Isso pois sente que lhe falta um ponto de apoio, um porto seguro para lhe manter estável. Está sozinho e sem ter onde se apoiar.
Na sua tristeza está indiferente aos prazeres e também com grande apatia quando está em sociedade. Deseja ficar distante da família, deitado com os olho fechados. Tem a ilusão que está envolvido em uma nuvem escura. Sua tendência suicida é jogando-se de lugares altos, contraditoriamente (ao estar numa altura e olhar para baixo aparece um desejo irresistível, compulsivo de se atirar; isso ocorre quando olha de uma janela, quando está em uma varanda ou quando atravessa uma ponte, quer pular no rio e se afogar).
Há também em Argentum nitricum uma questão da imaturidade: costuma ter um comportamento infantil, fazendo coisas estranhas, loucas e irracionais, age como criança (pode ter uma não aceitação do tempo, “não quer crescer”, quer permanecer fixo na infância, quase como uma síndrome de Peter Pan). Pode ter manias (como contar seus passos – “fala contando” – ou pisar só no ladrilho branco, por exemplo – supersticioso, além de tiques nervosos) e ser bem excêntrico. Faz “castelos no ar” (cria muitos planos utópicos).
Intelectualmente pode ter dificuldades de compreensão (sintoma: não consegue fixar seus pensamentos em nada). Memória escassa para palavras – esquece-se das mesmas enquanto fala – e olha ao seu redor com a esperança de ser ajudado (busca um ponto de apoio). Sente constantemente como se tivesse se esquecido de algo.
Outros: É do contra, tem objeções “bizarras” contra tudo que lhe é proposto; Sente como se tudo em casa tivesse mudado de lugar (ele sofre pelo que foi fixado, então quando as coisas mudam, tudo cai aos pedaços). Às vezes não reconhece sua casa, sente-se um estranho nela; Fantasias indo dormir, vê fantasmas ou rostos ao fechas os olhos ou cobras; Ilusão que seu cérebro está amolecendo (o que está mole não está firme).
- Dores como se fossem causadas por espinhos ou farpas de madeira. Pacientes emagrecidos e envelhecidos. Sente uma ansiedade física geral!
Agravação pelo calor, durante menstruação, quando do lado direito e à noite antes de meia-noite. Melhora por banho de água fria e pelo ar livre. Lateralidade esquerda.
Insônia despertando a cada hora, pode não dormir por hipocondria. Sonhos com cobras, fantasmas, pessoas mortas, com água pútrida, podre, que um inseto alojou-se em seu calcanhar e foi necessário amputar, e que tem fome.
Febres ao anoitecer com aversão a descobrir-se. Calafrios em aposentos quentes. Rosto envelhecido, deprimido.
Cefaleia de um lado só por emoções ou após dançar. Melhora amarrando a cabeça fortemente, ele enfaixa sua cabeça: amarrar uma faixa ajuda a fixar! Pode ser como uma faca ou como se fosse explodir. Sensação de crescimento da cabeça, como se ela estivesse aumentada, de cérebro grande ou remexido com uma colher, de constrição na cabeça como uma armadura, sensação de cabeça separada do corpo.
Vertigem na escuridão, ao fechar os olhos, ao se agachar, após café, em lugares altos, ao olhar para cima e ver prédios altos. Acompanhada de cambaleios, sensação como se girando em um círculo, tendência a cair, fraqueza, cefaleia e zumbido. Melhora após comer e por vinho. Só consegue manter o equilíbrio estando de olhos abertos!
Argentum nitricum tem grande ação nos olhos! Conjuntivite granulosa aguda com olhos muito vermelhos. Há abundante secreção purulenta e o paciente amanhece com as pálpebras grudadas cheias de crostas. A inflamação piora ao ler, ao costurar, estando próximo ao fogo e pelo calor; e melhora ao ar livre, pelo ar frio ou por aplicações locais frias! Oftalmia de recém-nascidos com secreção purulenta. Blefarites, quemoses, queratites, irites. Há um muco que obstrui sua visão constantemente. É difícil enxergar ao ler, costurar, em locais aquecidos e também depois de esforços mentais. Não consegue manter a vista fixa em algum lugar (o que se encaixa muito bem com sua dinâmica).
Zubidos de toda forma, assobios, campainha, acompanhados da vertigem. Sensação de tampão em ouvido. Prurido nasal, coriza com calafrios, cefaleia e lacrimejamento. Catarro como amido cozido, com crostas. Sente cheiro de pus.
Ponta da língua dolorida, língua negra ou branca prateada. Condiloma e verrugas em palato. O alimento sai da boca durante a mastigação.
Gasganta vermelha com pigarro e sensação de farpa ao engolir. Dor em carne viva e sensação de estrangulamento ou de algo alojado na garganta. Rouquidão ou afonia ao falar ou cantar. Laringite crônica em cantores e oradores. Laringe inflamada, fica raspando. Cânceres, condilomas e pólipos em cordas vocais. Fala infantilizada.
Dispneia quando tem dores no coração. Não tolera nem o lenço na boca que sente falta de ar e vai logo abrir portas e janelas. Tosse ao cantar ou falar alto. Expectoração em forma de bola, grãos ou como sabão.
Angina pectoris pior à noite, com dores no coração, no lado esquerdo do peito, como de uma faixa apertada ou barra de ferro estivesse ao redor do tórax ou como se houvessem lascas. Palpitações tumultuosas, violentas, pelos esforços ou depois de uma excitação, com pioram quando deitado do lado direito, ao pensar nelas, e melhoram pela pressão da mão, caminhando ao ar livre (rapidamente).
Sente gosto de tinta, cobre, giz, palha ou argila. Tem um desejo irresistível de doces e açúcares, pior ao anoitecer, que geralmente agravam seus sintomas. Também deseja salgados ao mesmo tempo em que come os doces. Deseja água fria e geralmente agrava pelo café (não gosta).
Os transtornos gástricos são sempre acompanhados de arrotos muito difíceis, ruidosos e com grande quantidade de ar, que expulsa violentamente depois de repetidas e ineficazes tentativas. Esses arrotos aparecem depois de comer e o aliviam MUITO (melhoram todos os sintomas). Podem provocar desmaios. Regurgitações. Pode ter o estômago distendido e a sensação que ele vai explodir com o gás. Arcadas e vômitos durante a diarreia. Náuseas depois de cada refeição e pelo cheiro de café. Vômitos pretos, como se fossem borra de café. Gastralgias corrosivas.
Grande flatulência, encarcerara e obstruída, um dos medicamentos mais flatulentos da matéria médica! Pioram depois de se alimentar e de manhça, com intolerância a roupa apertada. O abdome fica distendido e timpânico. Dores durante diarreia. Cólica de bebês. Sensação de plenitude, de faixa, de bola subindo em abdome ou de vazio. Tremores em abdome.
Diarreia ao beber água (é como se os líquidos apenas “passassem através dele”), por excitações (antecipando acontecimentos não habituais como provas ou reuniões), por açúcares ou doces, sustos, esgotamento mental. É explosiva e ruidosa. As fezes são verdes e parecem espinafre picado em pedacinhos. Os flatos são muito ruidosos especialmente depois de comer açúcar ou doces.
Diminuição do desejo sexual em homens com impotência. Dores na vagina durante o coito – coito doloroso seguido de metrorragias. Vaginismo. Menstruações adiantadas, duram apenas um dia. Sensação como se tivesse uma lasca cravada no útero enquanto caminha. Osgarmo involuntário com desejo sexual violento em mulheres. Dores em ovário direito.
Micções involuntárias e inconscientes, não sente a urina sair, a uretra é insensível. Enurese noturna. Jato fraco com gotejamento. Uretrite com dor ardente como se queimando ou sensação de lasca cravada na uretra. Sensação de constrição.
Marcha vacilante, com instabilidade e tremores (instável é a palavra chave, muitas vezes tem a sensação de não estar pisando em chão firme). Oscila quando está em pé, especialmente se acredita estar sendo observado. De olhos fechados nem consegue caminhar. Tremores e dormências nos membros inferiores (até mesmo nos pés) e também Paralisias, membros fracos. Enrijecimento de membros inferiores (grande sensação de pernas rígidas, fixas). Sensação que seus membros são de madeira. Convulsão precedida de sensação de expansão no corpo ou de grande nervosismo, inquietude e tremores, com midríase prévia por horas ou dias (é uma aura peculiar).
Atenção!
Essa página foi criada com o intuito de auxiliar médicos, veterinários, dentistas e farmacêuticos com estudos sobre a Matéria Médica Homeopática.
A auto-medicação pode gerar efeitos indesejáveis e graves. Indicamos sempre a consulta com um médico homeopata antes de tomar qualquer tipo de medicamento. Se você se identificou com alguma substância, procure um bom especialista e leve a ele suas queixas.
Quer se aprofundar mais no estudo de Argentum nitricum?
Com o Estudo psicodinâmico de Argentum nitricum, você tem acesso a:
video-aula exclusiva, com imagens e animações, numa construção temática da matéria médica pura;
quadro dinâmico explicando o contexto trimiasmático do medicamento (psora, sicose – franca e adaptada – e sífilis – egolise, alterlise);
mitologia ou história arquetípica associada, que auxilia a recordação do medicamento e amplia sua concepção simbólica;
estudo aprofundado de cada tópico orgânico (incluindo rubricas repertoriais exclusivas);
ebook (em pdf) com todas as informações contidas na video-aula.
Infelizmente, essa aula ainda não tem previsão de lançamento.
Deixe abaixo seu email que te avisamos assim que ela for lançada!
Essa pequena “pré-inscrição” é importante para priorizarmos a produção de aulas dos medicamentos mais procurados em nosso site.