Belladonna

Reino: Vegetal
Classificação: Policrestos
Principais campos de ação: alucinações, febre, cabeça, face

     A Atropa belladonna também é chamada de deadly nightshade (sombra da noite mortal) e prefere habitats sombrios com pouca exposição solar, como beiras de rios e lagos. Possui distribuição natural na Europa e no norte de África e é naturalizada em partes da América do Norte.
É uma planta extremamente tóxica e, por ser rica em atropina, cinco amoras ou apenas uma folha são suficientes para matar um adulto. Os sintomas do envenenamento incluem pupilas dilatadas, taquicardia, alucinação, dentre outros.
     Foi utilizada no Antigo Egito como narcótico, pelos assírios para “afastar os pensamentos tristes”, pelos druidas como uma planta medicinal valiosa com a qual tentavam auxiliar em doenças causadas por “demônios”. Seu uso teve larga difusão na Europa devido ao seu uso em bruxaria desde a Idade Média: as bruxas a consideravam a planta favorita do diabo, esfregando nos genitais para causar alucinações e sensação de levitação ou voo; os camponeses, por outro lado, a temiam, acreditando que se tivessem alguma porção de beladona em casa ela atrairia os espíritos do mal, permitindo aos demônios atacar seus lares. Na Itália, um extrato do fruto era colocado sobre os olhos das damas para provocar a dilatação da pupila com o intuito de ficarem mais belas, e foi isso que deu origem ao nome “bella donna” (bela mulher). O nome genérico Atropa foi derivado de Atropos, uma das três Moiras que na mitologia grega cortavam o fio da vida. Na mitologia grega, as mênades “com seus olhos de fogo” bebiam vinho com sumo de beladona e então se entregavam aos adoradores do deus Dionísio, nas orgias, para depois despedaçá-los e comê-los.

Pontos Principais

  • Belladonna é o “anjo exterminador”: apesar de ter boa índole, de repente pode destruir tudo à sua frente. Joga as coisas na parede, parece que está “tomado”, e se for impedido bate com a cabeça no chão, puxa o próprio cabelo, dá mordidas fortes, é muito violento, quer arrancar suas roupas. Tem acessos de riso, ranger de dentes, parece uma criatura selvagem. Atira coisas no fogo, põe fogo na casa. Crê estar montado sobre um boi (sua dinâmica tem uma relação com o doméstico x selvagem).
  • Cinco minutos após a tempestade se torna dócil. Ele é o “anjo” porque se sacrifica no lugar dos outros, tem espírito de sacrifício e deseja resgatar algo perdido. Renúncia de si, dobra-se em servidão. Sensação de não ter cumprido tarefa importante. Religiosidade por medo de punição e castigo eterno. Sensação de arder no fogo do inferno (tem febres altíssimas) e sonha com fogo.
  • Quer intimidar, não tem medo de nada, é o destemido. A criança é capaz de enfrentar adultos quando fica colérica, por ser contrariada. Porém, tem medo do sobrenatural, fantasmas, bruxas, demônios, insetos, cães, lobos. Alucina que é uma dessas criaturas. Tem sonhos angustiantes, pesadelos, acorda sobressaltado. Tem homens estranhos na sua casa que o intimida.
  • Impressionabilidade dos sentidos, não sabe se está sonhando. Se impressiona com contos de fadas e passa a noite em claro.
  • Tem uma imensa aversão aos líquidos, podendo a simples visão da água torná-lo furioso. Pode existir uma tendência ao suicídio por afogamento.
  • Alegre e vivo quanto tem a saúde no auge (alegria excessiva após o jantar, canta, assobia), mas quando afetado por um padecimento fica abatido e prostrado. A prostração surge de forma inusitada, bruscamente, com estupor, nomeadamente após a fase de delírio. 
  • Observação: essa página ainda está em construção!
    Retorne mais tarde para mais detalhes sobre esse medicamento.

Atenção!

   Essa página foi criada com o intuito de auxiliar médicos, veterinários, dentistas e farmacêuticos com estudos sobre a Matéria Médica Homeopática.
   A auto-medicação pode gerar efeitos indesejáveis e graves. Indicamos sempre a consulta com um médico homeopata antes de tomar qualquer tipo de medicamento. Se você se identificou com alguma substância, procure um bom especialista e leve a ele suas queixas.

Para ter acesso a outros medicamentos CLIQUE AQUI.

Quer se aprofundar mais no estudo de Belladonna?

Com o Estudo psicodinâmico de Belladonna, você terá acesso a:

video-aula exclusiva, com imagens e animações, numa construção temática da matéria médica pura;

quadro dinâmico explicando o contexto trimiasmático do medicamento (psora, sicose – franca e adaptada – e sífilis – egolise, alterlise);

mitologia ou história arquetípica associada, que auxilia a recordação do medicamento e amplia sua concepção simbólica;

estudo aprofundado de cada tópico orgânico (incluindo rubricas repertoriais exclusivas);

ebook (em pdf) com todas as informações contidas na video-aula.

Infelizmente, essa aula ainda não tem previsão de lançamento.

Deixe abaixo seu email que te avisamos assim que ela for lançada!

Essa pequena “pré-inscrição” é importante para priorizarmos a produção de aulas dos medicamentos mais procurados em nosso site.

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.