Bryonia alba

Reino: Vegetal
Classificação: Policrestos
Principais campos de ação: respiração, articulação, vertigem, tosse

       Essa planta é uma videira que cresce em climas temperados, sendo mais comum na Europa e no norte do Irã. Também é chamada de falsa mandrágora ou mandrágora branca. 

       Todas as partes da planta são tóxicas, sementes, folhas e raízes. Elas possuem a bryonina, altamente venenosa para humanos e também para o gado.
     Fora de sua área de distribuição nativa costuma ser uma erva daninha invasora muito agressiva. Pode produzir três vinhas por vez, cada uma crescendo até 15cm por dia, com padrão trepador que forma um tapete denso. Ela escala em árvores, cercas e prédios, bloqueando o sol e a chuva de chegarem ao seu hospedeiro.
       Seu uso medicinal ao longo da história era em casos de febre reumática e de complicações cardíacas subsequentes. Também muito útil em casos de edema pulmonar e derrame de pleura. Tem ação anti-inflamatória, antirreumática e expectorante.

Pontos Principais

  • Bryonia tem grande medo, terror do que o futuro vai lhe trazer. Tudo é ruim, tudo quanto virá é fracasso, frustração, e nada pode protegê-lo contra isto. Tem grande ansiedade pelo futuro, com medo de tragédias, de morrer, de doenças, totalmente sem esperança.

  • Não gosta de se movimentar, de falar, e essa é sua característica principal: piora muito pelo movimento, por isso deseja estar sempre em repouso, parado (isso melhora todas as suas dores, por exemplo). 

  • Tem uma enorme dificuldade em falar, gosta de estar sozinho, em paz, tranquilo (palavra chave, deseja tranquilidade) e detesta receber visitas, não tolera a presença de estranhos.

  • Quer ficar quieto em um canto, calado. A criança, quando adoece, não procura o conforto dos pais, mas pede para ficar só. Adoece quando viaja.

  • No delírio fala sem cessar do seu trabalho; deseja sair da cama e voltar para casa. É um delírio murmurante e balbuciante. Assim como Calcarea carbonica, tem medo de passar necessidade e gosta muito de ficar em casa. Grande medo da pobreza, de perder tudo o que tem. Bryonia é um dos medicamentos mais ligados nessa questão! Inclusive no delírio fala muito de suas ocupações, acha que está fazendo negócios, trabalhando. Também sonha com isso.
  • Extremamente irritável, tudo o irrita e desagrada. Não gosta de ser contrariado, o que o encoleriza. Se se sente injuriado ou contraditado, explode em cóleras, tem arrepios e tremores, fica literalmente doente. As crianças não querem ou não gostam de serem carregadas no colo. Descontente e caprichoso, repele as coisas que acabou de ganhar. 

  • A modalidade mais importante é uma agravação intensa pelo movimento. O menor movimento o piora. Sejam sacudidas, ao tossir, ao espirrar, pelo próprio movimento respiratório (respirar dói!), esforço físico, corrida, caminhada, subir uma escada, levantar-se da cama. Tem aversão ao movimento, e grande desejo de ficar quieto, em repouso, deitado na cama, sobre o lado dolorido (keynote, ele piora quando deita do lado indolor, o que é peculiar). Tudo isso o melhora! Seu grande desejo é de estar “paradinho, sem se mexer”. 
  • Tem lateralidade direita predominante. 
  • Também agrava às 21h, por mudança de tempo (do frio para o quente), pelo calor de todos os tipos (exceto na cabeça), pelo vento, ao comer pão, feijões ou ervilhas (alimentos flatulentos). E também melhora ingerindo bebidas frias e ao transpirar. Tem desejo de cerveja, vinho, café, de algo que não sabe o que é! 
  • Grande medicamento das membranas serosas. As mucosas ficam todas secas! 
  •  Grande vertigem ao se levantar de manhã da cama, ao se levantar de uma cadeira, levantando a cabeça, virando a cabeça, mexendo a cabeça (ou seja, com qualquer movimento!). Uma característica chave é que ele segura a cabeça com as mãos quando vai tossir (numa tentativa de mantê-la parada). 
  • Cefaleias violentas pelo menor movimento, piora caminhando rápida ou pesadamente. Qualquer sacudida agrava bastante.
  • Tem grande sede, extrema, especialmente durante a febre. Deseja beber vários goles de uma única vez! Já seu apetite é bem caprichoso. Pode ter náuseas ao se levantar da cama ou gastralgias ao caminhar. 
  • Seu abdome está distendido, com dores que agravam pela tosse, ao se mexer, e sensação de que terá uma diarreia (o que pode não ocorrer, mas é o que ele sente; aliás, costuma ser constipado). Dores no fígado que melhoram quando ele se deita do lado direito.
  • Um dos campos de ação de Bryonia é na questão da respiração. Grande dispneia que agrava muito pelo movimento. Sente dores em pontada no tórax que cortam sua respiração. Tosse rouca em que precisa segurar o tórax ou a barriga com as mãos (de novo, na tentativa de repouso). Excelente medicamento para todo tipo de bronquite, pneumonia (especialmente à direita), pleurites. As dores costumam melhorar quando se deita sobre o lado afetado, e agravar quando tosse, inspira, ri, se mexe ou até quando respira profundamente. 
  • Também atua em questões reumáticas, com dores articulares que agravam em clima frio e ao se movimentar. Também podem vir em pontadas ou com rigidez dolorosa. Grande dor lombar, pior ao se virar na cama, caminha todo curvado. 
  • Outro sintoma peculiar é que os calafrios começam na ponta dos dedos de mãos e pés. 

Atenção!

   Essa página foi criada com o intuito de auxiliar médicos, veterinários, dentistas e farmacêuticos com estudos sobre a Matéria Médica Homeopática.
   A auto-medicação pode gerar efeitos indesejáveis e graves. Indicamos sempre a consulta com um médico homeopata antes de tomar qualquer tipo de medicamento. Se você se identificou com alguma substância, procure um bom especialista e leve a ele suas queixas.

Para ter acesso a outros medicamentos CLIQUE AQUI.

Quer se aprofundar mais no estudo de Matéria Médica?

Confira os Estudos psicodinâmicos já disponíveis aqui:

Infelizmente, não há previsão de lançamento para o Estudo Psicodinâmico desse medicamento. 

Se você tem interesse que ele seja feito, deixe abaixo sua pré-inscrição, para que possamos priorizar a produção de aulas dos medicamentos mais procurados em nosso site.

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.