Coffea cruda
Reino: Vegetal
Classificação: Outros
Principais campos de ação: sono, hipersensíveis, cabeça
O gênero Coffea possui cerca de cem espécies, das quais se colhem as sementes. Com essas sementes se prepara a bebida estimulante conhecida como café. Seu efeito fitoterápico é de um cardiotônico, estimulante e diurético, também podendo ser usado como antirreumático e nas cefaleias. A cafeína diminui a dor, mas pode ter risco de arritmia em altas doses. O excesso também causa náuseas, gastrite, insônia, ansiedade.
Pontos Principais
- É o hipersensível da matéria médica. Todos seus sentidos são aguçados e qualquer coisa desencadeia reações e transtornos. É muito útil em afecções derivadas de emoções repentinas, sejam sustos ou surpresas agradáveis, excessivas alegrias, ira, vexações e humilhações, ou amor não correspondido. Sua mente é facilmente excitada, e ruídos, conversas, músicas agravam seus sintomas.
- Chora e ri facilmente, inclusive alterna pranto e risada. Chora sem nem saber porquê, até mesmo após deleites e alegrias pode apresentar um choro incontrolável, histérico (afinal é hipersensível). O choro pode agravar ao ar livre, e é um paciente que detesta ser consolado.
- Outra característica marcante de Coffea é que faz muitos planos. Fica deitado à noite construindo um castelos na sua imaginação, por isso não dorme! É cheio de ideias para o futuro e fantasias.
- A parte intelectual é muito importante: Há uma grande excitabilidade e exaltação, está cheio de ideias e pronto para agir, mais forte pela noite (até meia-noite). Sente o cérebro vivo e ativo, com forças para fazer qualquer coisa, como em um êxtase. Aumento das faculdades intelectuais. Não consegue se impedir de pensar em excesso. Memória boa, fácil compreensão, percebe coisas que os outros não percebem (hipersensbilidade). Facilidade para aprender as coisas e concentração ativa.
- Costuma ter mania de trabalho, ser um viciado (workaholic), além de ser apressado, suas ações são rápidas e velozes.
- Uma das grandes características de Coffea é que ele é extremamente sensível a TUDO. Todos os seus sentidos são aguçados e por isso não tolera ruídos (pois escuta até mesmo coisas muito distantes), odores, luzes e nem mesmo o toque. Há uma hipersensibilidade também à dor. Tem uma grande intolerância a ela, desespera-se, grita de dor, chora. As dores são sentidas com muita intensidade e parecem insuportáveis.
- Pode ter uma sensação de vigor e força ou sente-se fraco e desvitalizado.
- Agrava com bebidas alcoólica, com narcóticos, à noite (antes da meia-noite), pelo frio, ao ar livre (tem aversão, inclusive), pelo tato e toque. Melhora com pelo calor, quando deitado.
- Grande medicamento de insônia! Não consegue dormir por excitações da imaginação, por um incessante afluxo de ideias, por uma ideia fixa, por grande atividade mental (faz planos), por ruídos leves ou longínquos (como o do relógio, uma bicicleta passando na rua, uma barata caminhando pelo quarto), por excessiva alegria, surpresa agradável, notícias, vigílias prolongadas. Insônia geralmente antes da meia-noite (fica “ligadão” até meia-noite). Fica deitado com os olhos fechados, mas sem conseguir dormir, ou ainda pode ter um sono semiconsciente (mesmo dormindo parece que ainda está acordado, não desliga de verdade). A criança pode acordar excitada à noite querendo brincar.
- Nevralgia facial com dores nos dentes que irradiam ao ouvido e testa, piores pela exposição ao frio (mas melhoram com aplicação gelada) e agravam pelo toque, ruído e excitação. Dor facial que irradia aos dedos.
- Cefaleias pela menor causa, grande excitações, alegrias, contradições, sustos, humilhações, por música, pelo ruído de passos, odores fortes ou tomar friagem. Grita de dor, sente que a cabeça vai estourar ou que há um prego enfiado no crânio. Sensação de cérebro em pedaços. Sensação crepitante em vértice e cérebro.
- Hiperacusia, a audição é aguçada a cada passo, para música, ruídos e vozes principalmente. Escuta zumbidos e estalos. Dor de ouvido por ruídos. Hiperosmia, o olfato é aguçado e muito sensível, especialmente a odores fortes. Coriza por ar frio.
- Odontalgia pulsátil com intolerância à dor, pioram à noite, por ruídos, pelo calor (e melhoram com gelo na boca). Range dentes dormindo. Paladar agudo e adocicado, sente gosto de amêndoas, de avelãs. Aversão a bebidas quentes e o vinho o agrava.
- Palpitações cardíacas violentas e irregulares, especialmente por excitação, exaltação, surpresa, susto ou até mesmo por uma alegria. Mamas sem leite.
- Estômago desarranjado com cãibra, indigestão. Náuseas fáceis. Dor abdominal que o leva ao desespero e agrava pela pressão, não tolera roupa apertada no abdome e sente que vai estourar. Pressão por flatos encarcerados. Curvar-se para frente pode melhorar. Hérnia estrangulada. Diarreia por preocupações ou alegria súbita. Fezes aquosas e debilitante.
- Sensibilidade nos genitais, qualquer pequeno sofrimento é insuportável. Hipersensibilidade vulvovaginal com prurido voluptuoso. Desejo de friccionar ou coçar. Tão sensível que não tolera nem o coito e nem mesmo absorventes durante a menstruação. Vaginismo. Menstruações profusas e prolongadas, grita pela dor. Metrorragia com coágulos grandes e negros e medo de morrer. No parto as dores são excessivas, insuportáveis, fica desesperada, mas cessam com sua loquacidade. Grande dores no pós-parto também, com medo da morte.
- Tremor nas mãos quando segura algo ou estão paradas. Sacudidas em membros durante a menstruação. Tremores nos pés. Dores nos membros que pioram pelos ruídos. Nevralgia crural esquerda. Extremidades frias: sente calor na palma, mas frio no dorso. Convulsões por causa de hiperexcitabilidade, por qualquer emoção, em crianças por brincar, por rir, ou e puérperas.
Atenção!
Essa página foi criada com o intuito de auxiliar médicos, veterinários, dentistas e farmacêuticos com estudos sobre a Matéria Médica Homeopática.
A auto-medicação pode gerar efeitos indesejáveis e graves. Indicamos sempre a consulta com um médico homeopata antes de tomar qualquer tipo de medicamento. Se você se identificou com alguma substância, procure um bom especialista e leve a ele suas queixas.
Quer se aprofundar mais no estudo de Coffea cruda?
Com o Estudo psicodinâmico de Coffea cruda, você tem acesso a:
video-aula exclusiva, com imagens e animações, numa construção temática da matéria médica pura;
quadro dinâmico explicando o contexto trimiasmático do medicamento (psora, sicose – franca e adaptada – e sífilis – egolise, alterlise);
mitologia ou história arquetípica associada, que auxilia a recordação do medicamento e amplia sua concepção simbólica;
estudo aprofundado de cada tópico orgânico (incluindo rubricas repertoriais exclusivas);
ebook (em pdf) com todas as informações contidas na video-aula.
Infelizmente, essa aula ainda não tem previsão de lançamento.
Deixe abaixo seu email que te avisamos assim que ela for lançada!
Essa pequena “pré-inscrição” é importante para priorizarmos a produção de aulas dos medicamentos mais procurados em nosso site.