Hamamelis virginica

Reino: Vegetal
Classificação: Outros
Principais campos de ação: hemorragias, genitais femininos, varizes, trauma, reto

     Também chamada de avelã da bruxa, é uma árvore nativa do Canadá e dos EUA. Têm sido usada há séculos por povos indígenas para diversos fins medicinais (uso externo em caso de hemorroidas, inchaços, varizes e hematomas) e rituais espirituais. Diz-se que as bruxas faziam varinha de condão dos galhos do Hamamelis.

Pontos Principais

  • Hamamelis tem um grande desejo de ter usa opinião respeitada, de ser reverenciado e servido. Acha que merece o respeito dos outros em suas opiniões.
  • Adora falar de tudo o que é sublime. É reflexivo, adora refletir, mas tem aversão ao trabalho físico.
  • Ou vampiriza ou é vampirizado, sentindo-se deprimido e prostrado, especialmente após perda de líquidos vitais (ou, paradoxalmente, pode estar tranquilo).
  • Consciencioso e organizado, adora descobrir o oculto. Sonha com vampiros.
  • Veias dilatadas, congestionadas, inflamadas. Varizes roxas, dolorosas, que podem se romper. Aparecem na gestação, podem ser nas coxas. Flebite. Trombose.
  • Hemorragias de sangue venoso, negro, escuro, que mal coagula, por todos os orifícios do corpo. Prostração desproporcional à perda, com grande esgotamento. Hemorragias vicariantes (a menstruação não tem, surge uma epistaxe em seu lugar).
  • Dores como se golpeado, machucado, contundido ou em pontadas. Sensação de pulsação.
  • Agrava na menstruação, pela pressão e tato, sacudidas movimentos e esforço, clima chuvoso e ar livre. Melhora deitado e às vezes durante hemorragias. Agrava com carne de porco e adoece só de pensar em água.
  • Pele roxa, azulada, como se batida. Equimoses em face, olho roxo. Conjuntiva cheia de vasos escuros. Epistaxe de sangue líquido, escuro, que dificilmente coagula. A epistaxe alivia sintomas. Púrpura hemorrágica.
  • Hemorragia após extração de dente; veias varicosas em garganta, gengivas sangrantes. Hemoptise, hematêmese de sangue negro e escuro. Sangue nas fezes. Hematúria. 
  • Metrorragias de sangue escuro, abundante, depois de sacudidas, contusões, no parto, com ameaça de aborto. Amenorreia com hemorragias vicariantes (em nariz e estômago). Primeira menstruação retardada em meninas. Dores fortes em ovários. 
  • Hemorroidas sangrantes, azuladas, grandes. Variedade de sintomas no testículo. 

Atenção!

   Essa página foi criada com o intuito de auxiliar médicos, veterinários, dentistas e farmacêuticos com estudos sobre a Matéria Médica Homeopática.
   A auto-medicação pode gerar efeitos indesejáveis e graves. Indicamos sempre a consulta com um médico homeopata antes de tomar qualquer tipo de medicamento. Se você se identificou com alguma substância, procure um bom especialista e leve a ele suas queixas.

Para ter acesso a outros medicamentos CLIQUE AQUI.

Quer se aprofundar mais no estudo de Hamamelis?

Com o Estudo psicodinâmico de Hamamelis, você tem acesso a:

video-aula exclusiva, com imagens e animações, numa construção temática da matéria médica pura;

quadro dinâmico explicando o contexto trimiasmático do medicamento (psora, sicose – franca e adaptada – e sífilis – egolise, alterlise);

mitologia ou história arquetípica associada, que auxilia a recordação do medicamento e amplia sua concepção simbólica;

estudo aprofundado de cada tópico orgânico (incluindo rubricas repertoriais exclusivas);

ebook (em pdf) com todas as informações contidas na video-aula.