Iris versicolor
Comumente conhecida como bandeira azul (“blueflag”) ou como “purple iris” na Grã-Bretanha e Irlanda. É nativa da América do Norte, comum em prados de junça, pântanos e ao longo de margens de riachos. Versicolor significa “diversamente colorido”.
É a flor do estado do Tennessee, nos EUA. É também a flor da província de Quebec, e flor oficial da Fraternidade de Arte Honorária Kappa Pi.
Alguns a usam como planta mágica, carregando o rizoma para obter ganho financeiro. Colocam-na ao lado de caixas registradoras para aumentar os negócios.
A espécie já gerou envenenamento em humanos ou animais que consumiram seus rizomas (que contém um glicosídeo chamado iridina ou irisina). A seiva também pode causar dermatite em algumas pessoas. As folhas e raízes também são venenosas, podendo causar inflamação em estômago e intestino. Pode ser fatal para bezerros.
Usado em tratamentos de pele, trabalha através do fígado, principal órgão desintoxicante do corpo. Usado em acnes e manchas, também em psoríase e eczemas. Tem efeitos estimulantes no fígado, vesícula biliar, pâncreas e cólon e promove a produção e secreção de bile, juntamente com outras funções hepáticas, tornando-o útil em muitas condições tóxicas.
Pontos Principais
- Sonha com mortos, que desenterra pessoas mortas e cai numa cova, que disseca uma mulher pendurada pelos calcanhares no seu consultório. Iris tem uma questão de examinar, de desenterrar, descobrir algo que é difícil ser achado.
- Seu temperamento é irritado, mal-humorado e disposto a encontrar falhas nas pessoas. Crítico e censurador. Ele disseca, procura a falha. Fica zangado com os filhos, desgostoso
- Não consegue fixar a mente em nada (preso pelo calcanhar, está fixo).
- Sente-se descontente com tudo e com todos. Rabujento e mal-humorado. “Humor ácido”.
- Mas isso alterna com vivacidade, vivo versus o morto.
- Ri de seus medos, mas depois eles voltam.
- É destacável o ácido ou azedo: em vômitos, que são muito ácido; em suores, com cheiro intenso de vinagre; a pessoa tem odor azedo. Tudo queima, arde, é ácido! Os sintomas também são periódicos, tem aparecimento regular.
- Agravação de manhã, ao anoitecer e à noite, após evacuação, pelo movimento ou repouso. Melhora inclinando pra frente, agachado e pelo movimento contínuo. Lateralidade direita.
- Um dos medicamentos mais importantes de enxaquecas hemicranianas (quase sempre na metade direita da cabeça ou da testa), geralmente de origem hepática (paciente pode ter também hepatomegalia) que se alterna com dor no abdome. É precedida ou acompanhada de visão nublada ou borrada; ou ainda de sialorreia, náusea se vômitos muito ácidos. Aparecem ou se agravam de manhã, depois do café da manhã, pelos esforços mentais. Costumam ser periódicas, aparecer a cada sete dias, geralmente no dia de descanso. A dor pode ser como se fosse explodir, ou ainda com sensação de plenitude e peso, constrição do couro cabeludo.
- Nevralgia facial direita, supra e infraorbital, se estende pelos nervos maxilares e vem com uma dor de cabeça que o atordoa. É pior ao acordar ou depois do café da manhã.
- Todo o tubo digestivo arde ou queima intensamente, como fogo. Dor ardente da boca ao ânus. Sensação de boca queimada, escaldada. Intenso ardor no estômago, como se houvesse fogo. Todo o conteúdo gástrico parece transformar-se em vinagre, irradiando até a boca. Tem vômitos de todos os tipos! Ácidos, biliosos, sanguinolentos, adocicados. Diarreia frequente, aquosa, com intenso ardor no ânus, como se fosse causado por fogo. O ardor vem depois de evacuar. Fezes corrosivas, ácidas.
Atenção!
Essa página foi criada com o intuito de auxiliar médicos, veterinários, dentistas e farmacêuticos com estudos sobre a Matéria Médica Homeopática.
A auto-medicação pode gerar efeitos indesejáveis e graves. Indicamos sempre a consulta com um médico homeopata antes de tomar qualquer tipo de medicamento. Se você se identificou com alguma substância, procure um bom especialista e leve a ele suas queixas.
Quer se aprofundar mais no estudo de Iris versicolor?
Com o Estudo psicodinâmico de Iris versicolor, você tem acesso a:
video-aula exclusiva, com imagens e animações, numa construção temática da matéria médica pura;
quadro dinâmico explicando o contexto trimiasmático do medicamento (psora, sicose – franca e adaptada – e sífilis – egolise, alterlise);
mitologia ou história arquetípica associada, que auxilia a recordação do medicamento e amplia sua concepção simbólica;
estudo aprofundado de cada tópico orgânico (incluindo rubricas repertoriais exclusivas);
ebook (em pdf) com todas as informações contidas na video-aula.
Infelizmente, essa aula ainda não tem previsão de lançamento.
Deixe abaixo seu email que te avisamos assim que ela for lançada!
Essa pequena “pré-inscrição” é importante para priorizarmos a produção de aulas dos medicamentos mais procurados em nosso site.