Lachesis

Reino: Animal
Classificação: Policrestos
Principais campos de ação: genitais femininos, hemorragias, garganta, respiraçãohisteria

     A Lachesis trigonocephalus ou Lachesis mutus é a cobra surucucu, também chamada de surucutinga, cobra-topete ou surucucu-de-fogo. Seu nome vem do tupi e significa “o que dá muitas dentadas, que morde muitas vezes”. 

     A surucucu é a mais longa cobra venenosa das Américas e a segunda no mundo depois da cobra-real, e cresce em média até dois metros e meio. Os acidentes com essa cobra são chamados de laquéticos. O veneno da surucucu tem atividade proteolítica, ocasionando lesão tecidual, ação hemorrágica e neurotóxica. Esta peçonha consome protrombina e fibrinogênio repercutindo em uma coagulopatia. 

Pontos Principais

  • Uma das marcas de Lachesis é a desconfiança, especialmente do seu cônjuge. Tem ciúmes absurdos, inaceitáveis, acompanhados de gritos e brigas com grande loquacidade.

  • Aliás, a loquacidade também é traço de Lachesis. Verborragia incontida, muda rapidamente de um tema ao outro, só para quando fica rouco. Fala apressada, excitada, em discursos. Fala até dormindo. 

  • Pode ter ilusões maravilhosas, como de uma paisagem, ou terríveis, como se estivesse com um encantamento, enfeitiçada (acha que fizeram macumba contra ele, keynote!). Tem muito medo de ser envenenado, e daí chegamos na dinâmica dela: do encantamento! Lachesis geralmente é super vaidoso e se veste super bem, a mulher se enche de maquiagens e joias (deseja encantar o outro, mas tem medo de ser encantado).

  • Pode ainda achar que tem uma doença incurável, que irá morrer em breve, com grande histeria. Os seus transtornos geralmente tem origem emocional, frustrações, amores não correspondidos, ciúmes, sustos.

  • Vê fantasmas. Afecções religiosas importantes, ou ainda alternando com grande erotismo, sensualidade, lascívia. Lachesis não tolera a ideia do casamento (outro keynote).

  • Costuma ser ainda uma pessoa muito expansiva, comunicativa, extrovertida e alegre. Mas pode ter defeitos como falsidade e inveja. Também se ofende com facilidade.

  • Há uma predominância do lado esquerdo, ou os sintomas vão da esquerda para a direita.

  • É marcante uma intolerância a qualquer constrição ou contato (não tolera absolutamente roupa apertada no pescoço, estômago, abdome, etc, fica nervoso e agitado).

  • Agravação: na hora do sono (tudo pior na hora de dormir, ao acordar, ou depois de um sono prolongado), pelo calor em qualquer forma (ar quente, calor da cama, sol), por bebidas alcoólicas (apesar de ter grande desejo por todas elas), pelo jejum (estar muito tempo sem comer), deitado do lado esquerdo, pela mudança de clima, no outono e primavera.

  • Melhora ao eliminar secreções (exemplo: ao menstruar, ao ter uma coriza) e ao ar livre.

  • Grande parte dos transtornos ocorrem na menopausa. Excelente medicamento de fogachos, com ondas de calor e grande suor. Tem um enorme afluxo de sangue para a cabeça, com calor e que piora pelo calor. Pode ter derrames enquanto dorme, e ter hemiplegia (à esquerda) causada por uma hemorragia cerebral. 

  • Também excelente para desmaios (especialmente às 11h, em um cômodo fechado e quente, após sair de um banho quente).

  • Hemorragias por qualquer orifício do corpo, um sangue escuro que não coagula. Pode ter equimoses espontâneas. A pele pode estar cianótica, com manchas azuladas, roxas. 

  • Desejo de ostras, picles, ácidos, álcool, leite, café e farináceos. Aversão ao pão e alimentos quentes.

  • A garganta é um importante campo de ação. Tem a sensação de uma bola, um bolo, um corpo estranho, alguma coisa na garganta que não melhora engolindo (globus hystericus). Excelente em casos de amigdalites, pior à esquerda, ou que começa na esquerda e depois vai para a direita. Não consegue engolir nem mesmo a saliva. Tem uma sensação de constrição externa no pescoço, não tolera o menor contato e precisa estar com o pescoço sempre descoberto.

  • Além disso, há grande tropismo pela laringe – pode ter constrição, edema de glote e das cordas vocais. É muito comum uma tosse por apenas pressionar ou tocar a laringe, ou que o paciente acorde de madrugada sem respirar, sentindo-se sufocado. A respiração pode parar durante o sono (apneia noturna). A dispneia também pode vir depois de comer, ao dormir ou apenas de tocar o pescoço. Ataques de asma, com grande necessidade de abrir as janelas, se inclinar para frente, ser abanado ou de ligar um ventilador. Enfisema pulmonar, pneumonias.
  • Os genitais femininos também possuem grande importância em Lachesis. As menstruações são regulares, mas escassas, curtas, muitas vezes de sangue escuro e coagulado. Todos os seus sintomas costumam melhorar durante e depois da menstruação. Por outro lado, após a menopausa, pode desenvolver metrorragias fluidas. Geralmente o desejo sexual é aumentado. 

Atenção!

   Essa página foi criada com o intuito de auxiliar médicos, veterinários, dentistas e farmacêuticos com estudos sobre a Matéria Médica Homeopática.
   A auto-medicação pode gerar efeitos indesejáveis e graves. Indicamos sempre a consulta com um médico homeopata antes de tomar qualquer tipo de medicamento. Se você se identificou com alguma substância, procure um bom especialista e leve a ele suas queixas.

Para ter acesso a outros medicamentos CLIQUE AQUI.

Quer se aprofundar mais no estudo de Matéria Médica?

Confira os Estudos psicodinâmicos já disponíveis aqui:

Infelizmente, não há previsão de lançamento para o Estudo Psicodinâmico desse medicamento. 

Se você tem interesse que ele seja feito, deixe abaixo sua pré-inscrição, para que possamos priorizar a produção de aulas dos medicamentos mais procurados em nosso site.

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.