Mercurius solubilis

Reino: Mineral
Classificação: Policrestos
Principais campos de ação: Garganta, Úlceras, Ossos, Tremores, Boca, Garganta, Fezes (diarreia), Ouvidos

     Quando falamos “Mercurius”, em homeopatia, geralmente nos referimos ao Mercurius solubilis, que no Vijnovsky é uma mistura do “solubilis de Hahnemann” e do “mercurius vivus” (líquido à temperatura ambiente), que é o metálico puro. 
     Mercurius solubilis foi experimentado por Hahnemann. Tem bastante oxigênio e nitrogênio em sua fórmula. É uma mistura de mercúrio e ácido nítrico. Hahnemann criou essa fórmula em seus anos pré-homeopáticos para substituir os compostos mais agressivos de mercúrio que eram utilizados pela medicina alopática na época.

Pontos Principais

  • Mercurius possui uma tendência destrutiva forte (é anti-sifilítico universal). Tem rompantes de raiva pela mínima contradição, sente ódio dos que o ofendem, com desejos de matar, especialmente os entes queridos: cônjuge, filhos. Pede que tirem a faca de perto dele, ou sai de perto dos parente por medo do que é capaz de fazer. Esses impulsos são piores à noite.
  • Ou destrói a si mesmo, com uma tendência suicida marcante. Está cansado da vida, descontente consigo mesmo, não tem coragem de viver consigo mesmo. O desejo de suicídio também costuma surgir ao ver objetos cortantes, deseja matar-se com uma faca, pular de uma janela ou jejuar até morrer. Pede que não o deixem sozinho por medo do que pode fazer. 
  •  Por um lado pode desejar sempre companhia (para não fazer nada ruim), por outro, se torna completamente indiferente, com aversão a todas as pessoas, até aos entes queridos. Indisposto a conversar, à comer, à brincar na criança, à música. Não quer ser tocado e até grita se o fazem.
  • Mercurius tem uma dinâmica da retidão. Ele pensa, em um polo, que deve ser correto, reto, não suporta o torto. Quando ele mesmo é torto, isso o deixa completamente abalado, com sentimento de ser ele próprio um criminoso. Sintoma chave: gosta de pegar a pessoa pelos nariz! É depreciativo, crítico e censura tudo. Ditatorial e disposto a contradizer os outros. A criança pode ser um “carrasquinho” que pune quem está “fora da linha”.
  • Um dos motivos porque deseja morrer é ter um sentimento de culpa absurdo. Sente muito remorso e reprova a si mesmo. Pode se tornar completamente paranoico. Considera todos seus inimigos que estão vindo para aplicar-lhe seu castigo e matá-lo. Esse estado também é pior à noite. Acreditar estar sofrendo os tormentos do inferno e perde a fé na sua salvação. 
  • Com muita inquietude, sai andando pelo quarto (especialmente às 20h). Além disso tem uma questão com o tempo: costuma ser sempre agitado e apressado, fala muito rapidamente – mas sente que o tempo passa muito lentamente.
  • Mercurius é o eterno andarilho que não encontra repouso em lugar nenhum, por isso sai andando por aí. Deseja viajar, fugir, abandonar sua casa; ou sente saudades do que deixou para trás.
  • No outro polo, é um total anarquista, revolucionário (não anda reto). Cospe no rosto das pessoas, é irreverente, insultante, indiscreto. A criança é muito desobediente! Tem uma total falta de sentimento moral com disposição para tornar-se um criminoso, cruel e perverso! Lambe o chão, come suas próprias fezes e é sujo. 
  • Também pode ser apaixonado por jogos de azar e esbanjador. Superficial, vaidoso, frívolo, mentiroso e libertino. Ou tem uma afecção religiosa ou não tem sentimento religioso algum, sendo ateu.
  • Muitos sobressaltos pelo menor ruído. Hipersensível à noite e avesso à música. Tem medo de morrer, da loucura, de estar sozinho, de suicidar-se, de objetos pontiagudos e de perder a sua fé.
  • Memória péssima e embotamento mental. Esquece do que acabou de ler. Esquece nomes de pessoas, de locais. Um dos mais importantes medicamentos para perda de memória! Não consegue fazer cálculos, não consegue se concentrar. Não consegue coordenar os pensamentos. Não persiste em nada. Esquece até onde mora e perde-se em ruas conhecidas, também não reconhece seus parentes e nem a sua casa!
  • Tendência à destruição de tecidos, ulcerações e supurações, sendo o “antissifilítico universal” de Hahnemann. O paciente geralmente é emagrecido.
  • É também um grande medicamento de tremores e Mal de Parkinson. 
  • Agravação: uma grande característica de Mercurius é o aparecimento dos sintomas ou agravação do mesmos à noite, é típico. Agrava também por temperaturas extremas, pior pelo frio. Melhora: em repouso, ao chorar e quando está constipado.
  • Pode ter sono inquieto, acordando perturbado com medo de ladrões. Sonha com ladrões de estrada, cachorros que o mordem, disparos de arma de fogo, negócios, que planeja uma revolução (tudo a ver com a sua esfera mental), dificuldades em viagens, que engoliu uma agulha. 
  • O cheiro de Mercurius é fétido, ofensivo, seja o hálito, os suores, as fezes ou as secreções. A transpiração é uma grande característica de Mercurius: os suores são profusos e acompanham a maioria dos sintomas! Costumam aparecer à noite, durando a madrugada inteira sem alívio. Não melhoram os sintomas e podem até piorar. São fétidos, ácidos, gordurosos, amarelos e que não saem da roupa ao lavar e a endurecem.
  • O rosto pode parecer sujo. Dor nos ossos faciais e sinusite. Crostas amareladas e pústulas na face. Cefaleia pressiva como se uma faixa apertasse, como se fosse estourar, como por um torno. Meningite. Dor nos ossos do crânio. Otite média com supurações e perfuração do tímpano. Cheiro podre no nariz, crianças que tem o nariz sempre sujo. 
  • A boca é uma das regiões de maior ação de Mercurius, com muitos sintomas característicos! A criança tem muitas aftas, especialmente nas línguas, além de ulcerações queimantes e fétidas, especialmente no orifício das glândulas salivares. Grande medicamento de parotidite (inclusive com supuração). Gengivas sangram com facilidade e há salivação aumentasda à noite, dormindo. Saliva fétida, espessa e ofensiva com mau-gosto na boca. Odontalgias piores às 21h, pelo calor da cama, pelo ar frio, no inverno ou comendo. Cáries, dentes pretos e frouxos que caem. 
  • Mercurius é um dos principais medicamentos de anginas agudas com supurações das amígdalas! Inflamações de garganta, especialmente à noite. Dores em pontadas ou ardentes, agravadas ao engolir ou pelo ar frio (ao descobrir a garganta). As dores irradiam ao ouvido, parótidas, gânglios cervicais (há adenopatias dolorosas, queimantes, grandes, com abscessos) e são acompanhadas de sialorreia.
  • Paladar amargo com gosto de ovo podre. Paladar metálico, adocicado (sente que o pão tem sabor muito doce), gosto de estrume ou de sabão. Desejo de pão com manteiga, de doces, de bebidas frias e alcoólicas (cerveja). Aversão ao leite e ao vinho.
  • Gastralgias piores à noite e pelo toque. Sente como se houvesse uma pedra no estômago. Problemas no fígado, que está inchado e dolorido, pior ao toque. Cólicas hepáticas, hepatite aguda, endurecimento ou atrofia do órgão. Cólicas violentas, geralmente com diarreia e dores cortantes como punhaladas. Abdome duro, distendido e dolorido ao toque. Adenopatia inguinais com supuração dos gânglios da virilha e bubão.
  • É um dos principais medicamentos da diarreia, especialmente em crianças, que surge ou piora ao anoitecer, à noite ou ao ar frio. Vêm com sudorese fria em face e tremores. Tenesmo violento; Fezes mucosas, semelhante a ovos mexidos, pretas, verdes ou brancas.
  • Desejos sexuais aumentados com ereções frequentes e poluções. Úlceras sangrantes com base lardácea no pênis. Menstruações copiosas ou suprimidas; podem reaparecer em mulheres anciãs. Leucorreia pior à noite e na cama, purulenta. Sensação de estar com a vagina escoriada e em carne viva.
  • Dores queimantes ou lancinantes na uretra quando não urina ou ao começar a urinar. Secreção uretral esverdeada à noite, amarelo-esverdeada ou amarela. Blenorragia com dores como ferroadas em uretra.
  • Mercurius tem grande tropismo pelos ossos! Amolecimento dos ossos, cáries ósseas, inflamações dos ossos, fragilidade óssea, dores ósseas e articulares que pioram à noite.
  • Tremores especialmente por excitação e movimento, em braços ao escrever, tremor nas mãos ao segurar objetos com firmeza, pelos trabalhos manuais ou por elevar a mão para o alto; não consegue alimentar-se e nem se vestir. Tremor paralítico com fraqueza.
  • Erupções nas extremidades com violento prurido noturno. Ulcerações profundas, queimantes, fétidas e que sangram facilmente. Pele suja. Erupções que sangram e queimam. As úlceras podem ter secreção purulenta, corrosiva, fétida, pútrida. Equimose e gangrena. 

Atenção!

   Essa página foi criada com o intuito de auxiliar médicos, veterinários, dentistas e farmacêuticos com estudos sobre a Matéria Médica Homeopática.
   A auto-medicação pode gerar efeitos indesejáveis e graves. Indicamos sempre a consulta com um médico homeopata antes de tomar qualquer tipo de medicamento. Se você se identificou com alguma substância, procure um bom especialista e leve a ele suas queixas.

Para ter acesso a outros medicamentos CLIQUE AQUI.

Quer se aprofundar mais no estudo de Mercurius solubilis?

Com o Estudo psicodinâmico de Mercurius solubilis, você tem acesso a:

video-aula exclusiva, com imagens e animações, numa construção temática da matéria médica pura;

quadro dinâmico explicando o contexto trimiasmático do medicamento (psora, sicose – franca e adaptada – e sífilis – egolise, alterlise);

mitologia ou história arquetípica associada, que auxilia a recordação do medicamento e amplia sua concepção simbólica;

estudo aprofundado de cada tópico orgânico (incluindo rubricas repertoriais exclusivas);

ebook (em pdf) com todas as informações contidas na video-aula.