Moschus
O almíscar (do persa mushk, “testículo”, através do árabe almisk) é um perfume obtido a partir de uma substância de forte odor secretada por uma glândula do cervo-almiscarado.
O almíscar é de uma coloração púrpura escura, seco, suave e suntuoso ao tato, de sabor amargo. Um grama de almíscar dará um odor característico a milhões de metros cúbicos de ar sem uma perda apreciável de peso, e seu aroma não é só mais penetrante, como também mais persistente que qualquer outra substância conhecida.
Além de seus princípios odoríferos, contém amoníaco, colesterol, matéria graxa e outros produtos. É uma matéria-prima muito importante em perfumaria, dando força e permanência às essências vegetais com seu aroma poderoso e duradouro.
Pontos Principais
- Moschus é o um medicamento clássico da histeria. A boca fica seca, os lábios azulados, a face pálida com olhar fixo. Então ele desmaia ou convulsiona. Também pode sentir-se sufocando. As crises ocorrem especialmente antes da menstruação em mulheres, por críticas, reprimendas e contradições, e no caso de crianças por punição e castigo.
- Totalmente exagerado e dramático, pequenos estímulos desencadeiam grandes respostas. Simula ou exagera seus sintomas, a fim de conseguir o que quer. Tem grande excitabilidade, alterna choro com riso incontrolado.
- Também tende a ser muito briguento. Grita por tudo e por nada, com grande raiva, fúria. Quebra coisas ou então desmaia. Chora depois de um acesso de cólera (de novo alternância).
- Queixa-se dos seus sofrimentos e dores, e quanto você pergunta sobre eles, ele queixa-se com ainda mais urgência.
- Tem medo de se deitar à noite e morrer, muito ansioso e hipocondríaco. Sente que vai morrer, com palpitações e angústia. Tem ansiedade por antecipação com pressentimentos de morte.
- Quando alguém abre a porta ele se assusta e treme (o mínimo estímulo levando a algo grande).
- Uma questão interessante é uma perda dos sentidos com a sensação de que os dedos das mãos e dos pés foram cortados, que a cabeça foi dividida em dois. As coisas caem de suas mãos, derruba objetos. Desajeitado quando com pressa.
- Pode ter um discurso muito loquaz, rápido e confuso. Existe ainda o outro polo, em que fala muito baixo com medo de incomodar alguém. Sente que deve pisar muito suavemente.
- Tem uma característica interessante de tirar e colocar botões da roupa (o que entra muito bem na sua dinâmica).
- Sonha que é difamado, com calúnias – perdendo sua reputação. Com conspirações.
- Tem hipocondria por abstinência sexual, histeria lasciva. Aumento do desejo sexual.
- Ilusões: de flutuar no ar, cair da cama ou de uma altura; de ser cego e surdo.
- Grande tendência aos desmaios; desvanece sem a menor razão, principalmente se houver um quadro de histeria. Ataques de desmaios principalmente à noite na cama ou ao ar livre. Também pode ter convulsões, espasmos, ataques histéricos. Sente seu corpo todo muito tenso e curto.
- Costuma sentir muito frio, no corpo todo ou localizado por exemplo em uma bochecha. Pode ter calor ou febre em uma parte do corpo, e frio em outra (é clássioc ter uma mão quente e pálida e a outra vermelha fria!). Costuma ter sensação de vento frio nos membros, especialmente nas partes descoberta, mas prefere estar sem cobertas.
- Agrava pelo frio, pelo ar frio, pelo movimento, depois de comer e do lado sobre o qual se apoia. Melhora pelas massagens.
- Soluços espasmódicos ou histéricos. Palpitações no peito com sensação de que irá morrer.
- Brusca sensação de fechamento da laringe, com sufocamento. Laringismo estriduloso. Asma com muito medo e ansiedade. Respiração difícil com peito oprimido.
- Urina com odor forte de amônia.
Atenção!
Essa página foi criada com o intuito de auxiliar médicos, veterinários, dentistas e farmacêuticos com estudos sobre a Matéria Médica Homeopática.
A auto-medicação pode gerar efeitos indesejáveis e graves. Indicamos sempre a consulta com um médico homeopata antes de tomar qualquer tipo de medicamento. Se você se identificou com alguma substância, procure um bom especialista e leve a ele suas queixas.
Quer se aprofundar mais no estudo de Moschus?
Com o Estudo psicodinâmico de Moschus, você tem acesso a:
video-aula exclusiva, com imagens e animações, numa construção temática da matéria médica pura;
quadro dinâmico explicando o contexto trimiasmático do medicamento (psora, sicose – franca e adaptada – e sífilis – egolise, alterlise);
mitologia ou história arquetípica associada, que auxilia a recordação do medicamento e amplia sua concepção simbólica;
estudo aprofundado de cada tópico orgânico (incluindo rubricas repertoriais exclusivas);
ebook (em pdf) com todas as informações contidas na video-aula.
Infelizmente, essa aula ainda não tem previsão de lançamento.
Deixe abaixo seu email que te avisamos assim que ela for lançada!
Essa pequena “pré-inscrição” é importante para priorizarmos a produção de aulas dos medicamentos mais procurados em nosso site.