Nitricum acidum

Reino: Mineral
Classificação: Policrestos
Principais campos de ação: Verrugas, Reto

     O ácido nítrico é um líquido incolor, mas pelas suas impurezas fica amarelado, podendo tingir a pele humana de amarelo pelo contato. À temperatura ambiente libera fumaças (fumos) vermelhos ou amareladas. É um ácido forte e bastante corrosivo. 

     Os alquimistas chamavam de aqua fortis o ácido nítrico e aqua regia a mistura de ácido nítrico e clorídrico, conhecida pela sua capacidade de reagir quimicamente com ouro.

Pontos Principais

  •  É um dos medicamentos mais rancorosos da matéria médica! Tem ódio das pessoas que o ofenderam, e mesmo que o peçam perdão, ele não se comove. É inexorável, incompassivo, “coração duro”, e guarda muitos ressentimentos.
  • Muitas vezes ao invés de perdoar ainda quer vingar-se! Pode ser maldoso, cruel, dizer palavras ofensivas a quem odeia; faz juramentos, pragueja e amaldiçoa a pessoa que fez mal à ele. 
  • Muito irritável, especialmente quando tentam consolá-lo ou falam com ele. Ira violenta com tremores, até mesmo pelos seus próprios erros! Rabujento e briguento pela manhã.
  • Triste consigo mesmo e costuma agravar ao pensar nos seus transtornos, mas chorar alivia. Antissocial, prefere ficar sozinho e não se apega às pessoa. 
  • Ansioso pela sua saúde, tem medo de morrer, de doenças iminentes, de ter câncer e ser incurável. Pressente sua morte e acha que está para morrer. Sente uma constrição na região cardíaca e está angustiado pelo futuro e pela saúde de sua família. Tem um medo único: de receber um processo! Julga muito a si mesmo, não perdoa suas próprias falhas.
  • Transtornos por choques mentais, discórdia entre chefes e subordinados pais ou amigos, morte de entes queridos, mortificações, mágoas.
  • Hipersensibilidade a sons, ruídos agudos, vozes (especialmente masculinas), e não tolera escutar conversas. Também fica fora de si pela menor dor, e ao ser tocado. 
  • Na insanidade imagina que está sendo implicado em um processo legal, que está no meio de uma discussão, que ofendeu pessoas. 
  • Tem a ilusão que o corpo é pequeno demais para a alma e que sua cabeça é feita de betume (material inflamável).
    Intelectualmente esforça-se para pensar em assunntos importantes, mas seus pensamentos falham. Sem inclinação nenhuma para trabalhos científicos.
  • Uma das grandes características de Nitricum acidum são as dores em pontadas, agulhadas, como farpas enfiadas na pele, lascas de madeiras e espinhos! São piores ao toque, pressão ou movimentando o local afetado. Pode ter também sensação de faixa ou banda apertando. Seus odores são fétidos: hálito, saliva, suores, expectorações, etc.
  • Os sintomas agravam ou aparecem: por falta de sono, vento, tempestades, umidade, ar livre, frio, ao caminhar, pelo contato, por ruídos. E melhoram viajando em um veículo (especialmente sintomas mentais). 
  • Os suores têm odor fétido, como urina humana ou de cavalo. 
  • Cefaleias à noite e pela manhã ao acordar, por qualquer sacudida ou movimento, ao caminhar, por ruídos, principalmente ao ranger ou as sacudidas dos veículos (ele melhora quando está viajando nos veículos, mas fica pior depois), pela pressão de um chapéu, ou pela pressão de um simples travesseiro onde apoia a cabeça. Sente como se a cabeça estivesse em um torno ou como se o cérebro estivesse amarrado; como se fosse causada por uma faixa ou um elmo. 
  • Dores em pontadas nos ouvidos ao engolir. Ruídos ou sopros nos ouvidos, rangidos enquanto come ou no dejejum. Pontadas semelhantes a farpas (lascas) ao tocar o nariz. Sente um odor fétido no nariz ao respirar.
  • Escoriação da mucosa bucal, com dores em pontadas. Úlceras bucais, com base semelhante a gordura, com aspecto sujo, fagedênicas, com dores como se houvesse farpas. Amígdalas inflamadas, vermelhas e inchadas, com dores como se enfiassem farpas de ma­deira ou como se em carne viva. A deglutição é muito difícil, dolorosa ou impossível, principalmente para os líquidos, com sensação de constrição. 
  • Gosto amargo depois de comer. Deseja comer coisas não comestíveis e indigestas (terra, tijolo), arenque, gordura, sal e alimentos salgados. Aversão a pão (que o agrava), ovos, carne e doces. 
  • Gastralgias ácidas, úlcera gástrica. Não tolera a roupa apertada no epigástrio.Indigestão por tomar leite, com náuseas. Pontadas na região hepática. Hérnia inguinal, mesmo nas crianças. 
  • O reto e o ânus são locais muito importantes da ação do medicamento! Dores locais enquanto evacua e depois, persistindo por uma hora ou duas, como se houvesse farpas enfiadas, lascas. As dores podem ser também ardentes, cortantes, desgarrantes ou em pontadas. O paciente caminha de um lado para o outro com uma agonia dolorosa. Fissura ou fístula anal. Condilomas anais. Hemorroidas externas, grandes e extremamente sensíveis ao menor contato, sangram cada vez que evacua. Constipação com fezes duras e secas, sensação que ainda tem fezes no reto (tenesmo). 
  • Os desejos sexuais estão ausentes. Condilomas na glande e prepúcio, fétidos, que sangram facilmente, principalmente pelo toque. No pênis são semelhantes a couve-flor, que doem como se fossem farpas enfiadas. Pontadas na vagina de fora para dentro. Condilomas semelhantes a couve-flor nos genitais femininos, excrescências no colo uterino. Leucorreia acre, escoriante, que mancha a roupa de marrom ou de amarelo.
  • Ardor uretral enquanto urina, o jato é fino, como se houvesse um estreitamento. O meato uretral está fissurado, com pontadas como se fossem farpas. Urina marrom escura, com odor muito forte, fétido, semelhante a urina de cavalo (keynote).
  • Dores nos dedos como farpas. Fissuras nas mãos, profundas e que sangram. Verrugas nos braços e nas mãos.
  • A maioria das lesões de Nitricum acidum são nos orifícios do corpo, mucosas da boca, nariz, ânus, vagina… E são na forma de úlceras, fissuras ou condilomas. É um dos principais medicamentos da sífilis, de pacientes muito mercurializados e da sicose (está lado a lado com Thuya). Os condilomas são típico de Nitricum acidum, sangram pelo menor contato, tem mal-cheiro e doem como se fossem farpas enfiadas na pele. Também são muito comuns verrugas úmidas, grandes, com dores em pontadas, agulhadas, ou ainda em formato de couve-flor pedunculado. Também pode ter manchas marrons.

Atenção!

   Essa página foi criada com o intuito de auxiliar médicos, veterinários, dentistas e farmacêuticos com estudos sobre a Matéria Médica Homeopática.
   A auto-medicação pode gerar efeitos indesejáveis e graves. Indicamos sempre a consulta com um médico homeopata antes de tomar qualquer tipo de medicamento. Se você se identificou com alguma substância, procure um bom especialista e leve a ele suas queixas.

Para ter acesso a outros medicamentos CLIQUE AQUI.

Quer se aprofundar mais no estudo de Matéria Médica?

Confira os Estudos psicodinâmicos já disponíveis aqui:

Infelizmente, não há previsão de lançamento para o Estudo Psicodinâmico desse medicamento. 

Se você tem interesse que ele seja feito, deixe abaixo sua pré-inscrição, para que possamos priorizar a produção de aulas dos medicamentos mais procurados em nosso site.

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.