Nux vomica

Reino: Vegetal
Classificação: Policrestos
Principais campos de ação: sono, convulsão, estômago, hipersensível

 

     A Strychnos nux-vomica é uma árvore de médio porte, que pode atingir até 15 metros de altura. Suas folhas são ovais e suas flores são pequenas e brancas, exalando um aroma agradável.
     A semente da árvore é conhecida como noz vomitadora (nox vomica). Elas são extremamente tóxicas e contêm dois alcaloides poderosos: estricnina e brucina. A estricnina é conhecida por ser um veneno letal, que atua no sistema nervoso central, e é famosa por ter sido usada como veneno em assassinatos ao longo da história. Ela provoca convulsões severas, paralisia e eventualmente leva à morte por asfixia.

Pontos Principais

  • Nux vomica é um justiceiro. Não pode tolerar injustiça nem consigo mesmo nem com os outros. Se puder, ele vai intervir.  Tem uma personalidade impetuosa e impaciente.
  • Irritado, bravo, nervoso e violento. Qualquer coisinha já o deixa impaciente ou irado (até mesmo perguntas, se é interrompido, se o contradizem). Seu caráter é ardente, ele se ofende muito facilmente e costuma guardar ressentimentos. Está sempre discutindo, é briguento e teimoso. Pode ainda ser agressivo, pois fica fora de si, perde o controle! Acaba xingando, criticando, sendo grosseiro. No extremo, tem vontade de pegar uma faca para ameaçar as pessoas ou até mesmo os entes queridos. Costuma também gritar e chorar por causa da ira.
  • Um ponto extremamente importante de Nux vômica é a hipersensibilidade a tudo! À luz, à barulhos (seja de música, se conversa, de passos), às dores, a cheiros (de tabaco, de flores, de gasolina, tudo pode deixá-lo enjoado). Essa sensibilidade é pior antes e durante a menstruação em mulheres. Também é sensível no sentido de se afetar muito por histórias tristes, por ver filmes de terror, ver sangue ou feridas, etc.
  • Seus transtornos costumam vir de noxas emocionais, ambição frustrada, ira, susto, antecipações, fracassos, honra ferida, decepções, frustrações. Por ciúmes! Sim, Nux vomica é muito ciumento, faz parte do trio do ciúmes da matéria médica (Nux-v, Lach e Hyos, embora eu acrescente aqui o Tityus serrulatus). Seu ciúmes costuma vir acompanhado de brigas e gritos. Pode ser ciúmes também de animais ou objetos.
  • Seus medos costumam ser de seus sonhos horríveis, de matar quando vê uma faca, de ficar louco, da desgraça ou má sorte, da pobreza, do que podem dizer dele, de ter um acesso de raiva, de ser tocado, de doenças, da morte, de multidões.
  • Sua ansiedade está relacionada a ocupações, negócios, ou pelo futuro, e piora depois de se alimentar ou andar da menstruação. Também vem acompanhada de sentimento de culpa. Fala sobre o estado de sua saúde. Costuma evitar a companhia e deseja ficar mais sozinho, isso porque a conversação o incomoda muito. Não gosta que fiquem olhando pra ele e piora pelo consolo.
  • É importantíssimo uma tendência ao vício, especialmente álcool. Nux deseja muito bebidas alcoólicas de todo tipo, também alimentos muito picantes (embora agrave bastante por ambos). 
  • No extremo, pode ter alucinações de corpos mutilados, pessoas que fazem todo tipo de brincadeira e o atormentam com perguntas que ele não quer responder. Vê ou sonha com vermes. 
  • Pode haver muita dificuldade de concentração, especialmente fazendo cálculos. Pode colocar mal as palavras ou falar, tem pouca memória para se expressar. Porém costuma ser muito trabalhador, precisa ficar sempre ocupado. É mais comum ser detalhista, meticuloso. 
  • Agravação: é muito marcante uma agravação pelo frio! Ar frio, por esfriar-se, pelo inverno (frio seco), por bebidas ou comidas frias, por isso costuma ter aversão ao as livre. Também piora muito de manhã, assim que acorda ou se levanta. Outra agravações são a falta de sono, os excessos sexuais ou alcoólicos, alimentos muito picantes ou condimentados, depois de se alimentar, pela roupa apertada (especialmente em abdome), ao descobrir-se (adora uma coberta, assim como Arsenicum. Nux é muito friorento! Tem calafrios só de tirar as mãos de debaixo dos cobertores), antes ou durante a menstruação, pelo tato, ruídos, cheiros.
  • Melhora: pelo calor, depois de dormir um pouco, ao anoitecer, afrouxando a roupa, por bebidas ou alimentos quentes. Na hora de dormir costuma fechar as janelas, correndo de qualquer corrente de ar.
  • Nux é indicado para efeitos agudos ou crônicos de intoxicações, drogas ou álcool, mas também pelo uso excessivo de tabaco e café.
  • Também é um dos principais medicamentos das convulsões, espasmos, cãibras e outras contraturas. Convulsões especialmente do lado direito que aparecem por qualquer emoção (mas especialmente após ataques de ira), ou ainda por jogar a cabeça para trás, na menstruação, no puerpério, após correntes de ar. A aura costuma vir do plexo solar. As convulsões são acompanhadas de gritos, incontinência esfincteriana, vômitos e sudorese profusa. Pode ter ainda desmaios, especialmente de manhã ou caminhando ao ar livre.
  • Um dos campos de ação é o estômago, com muita fome. Tem distensão, especialmente depois de comer, o estômago fica sensível, com sensação de grande peso. Tem arrotos, pirose, regurgitações, sensação de plenitude e indigestão. Piora depois de tomar café. Tem náuseas que o fazem querer provocar o vômito (de fato melhora depois de vomitar). A roupa apertada o incomoda bastante. As náuseas são piores de manhã, na cama, ou depois de comer. Seus vômitos são violentos (assim como ele, como um todo). Podem vir depois de um acesso de ira. Também tem dores estomacais violentas, gastrite com cãibras depois de comer. O abdome também distende e tem a sensação de peso. O fígado pode estar aumentado, inchado. Grande medicamento de doenças do fígado.
  • O reto é outro local de ação. Tem desejos constantes e urgentes de evacuar, especialmente de manhã. Evacua com dificuldade, pouca quantidade, sente que nunca pôde se esvaziar completamente. Tenesmo. Também pode ter diarreias por correntes de ar frio.
  • A libido costuma ser aumentada, tanto em homens quanto em mulheres. Nas mulheres, dores de parto que produzem desmaios ou um desejo urgente de evacuar.
  • Vive com olheiras porque o sono é muito leve (lembre-se que ele é um hipersensível). Tem sonolência depois do almoço e insônia pior depois de meia-noite. Acorda às 3h da manhã e não dorme mais. Sonha com os negócios, com as raivas que passou, brigas, vermes, piolhos, crueldades e horrores, ou ainda que caem os seus dentes.
  • As mãos e pés são frios, cianóticos. Tem contrações nas coxas ao caminhar, tremores nas mãos, anda de forma vacilante. Dores nos membros, ossos, articulações, especialmente de manhã na cama ou no tempo frio. Melhora com calor local.
  • Coriza de manhã, assim que desperta, com espirros frequentes. Costuma melhorar à noite, mas daí aparece a obstrução nasal. Tosse espasmódica, de manhã ao despertar, pelo ar frio ou que vem depois de comer. A tosse melhora tomando bebidas quentes.
  • Tem muitas tonturas, à noite, que o acordam, sensação que o quarto gira. Dores de cabeça de manhã ao despertar, que piora pela luz, sol, ruídos. Sente que a cabeça está aumentada, inchada.

Atenção!

   Essa página foi criada com o intuito de auxiliar médicos, veterinários, dentistas e farmacêuticos com estudos sobre a Matéria Médica Homeopática.
   A auto-medicação pode gerar efeitos indesejáveis e graves. Indicamos sempre a consulta com um médico homeopata antes de tomar qualquer tipo de medicamento. Se você se identificou com alguma substância, procure um bom especialista e leve a ele suas queixas.

Para ter acesso a outros medicamentos CLIQUE AQUI.

Quer se aprofundar mais no estudo de Matéria Médica?

Confira os Estudos psicodinâmicos já disponíveis aqui:

Infelizmente, não há previsão de lançamento para o Estudo Psicodinâmico desse medicamento. 

Se você tem interesse que ele seja feito, deixe abaixo sua pré-inscrição, para que possamos priorizar a produção de aulas dos medicamentos mais procurados em nosso site.

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.