Podophyllum peltatum
Também conhecido como mayapple, mandrágora americana ou mandrágora selvagem, é comum na parte leste dos EUA e sudeste do Canadá. São plantas de floresta e geralmente crescem em colônias derivadas de uma única raiz. As hastes tem cerca de 30cm e as folhas são palmadas em forma de guarda-chuva. As flores costumam aparecer no mês de maio e as maçãs no início de junho – daí o nome, As flores costumam aparecer no mês de maio e as maçãs no início de junho – daí o nome, “maçã de maio”.
Todas as partes da planta são venenosas, incluindo o fruto verde. No entanto, assim que o fruto fica amarelo, este pode ser comido com segurança. Na medicina tradicional indígena norte-americana, o Podophyllum já fui utilizado de diversas formas, especialmente como emético, catártico, anti-helmíntico e laxante! O alcaloide podofilotoxina relaxa os músculos lisos do intestino e promove o movimento peristáltico. Ele também é muito eficaz no tratamento de verrugas, sendo inclusive utilizado pela indústria farmacêutica para tal.
Pontos Principais
- A dinâmica de Podophyllum é a do prolapsado. Tanto organicamente quanto mentalmente percebemos uma grande correlação dessa necessidade de “colocar para fora”, “esvaziar-se”.
- Loquacidade extrema (na febre) ou não consegue falar porque esquece as palavras (no calafrio). Também fica loquaz depois de comer frutas ácidas. Costuma ser um paciente gemente, suspirante.
- Tem estresse e fadiga mental pelos negócios e ocupações.
- Acha que vai morrer logo, ou que está muito doente.
- O campo de ação definitivamente é o ânus. Um dos medicamentos mais indicados para prolapso retal! Especialmente durante as evacuações ou logo depois.
- Tem diarreias terríveis, exaustivas, especialmente no verão e pela manhã (4h da manhã, o tirando da cama). Também diarreias em crianças pela dentição, após beber água, leite, ou comer frutas ácidas. É acompanhada de muitos borborigmos, ruídos abdominais de todos os tipos e cólicas que o fazem dobrar ao meio ou se deitar de bruços.
- E logo depois de evacuar, tem a sensação de vazio no abdome e no reto (keynote!!!). Tem intensa e mortal sensação de vazio, o abdome parece oco. Ou ainda, logo depois de defecar, permanece a sensação como se tudo fosse sair, com os prolapsos que vem a seguir.
- Ou pode ter sensação de plenitude, abdome muito distendido, parece que vai estourar. Muito indicado em todos os tipos de afecções do fígado, hepatites, insuficiência hepática. Tem dores em hipocôndrio direito que melhoram pela fricção constante (ele fica esfregando o local). O paciente pode estar ictérico e com boca amarga, além de ter náuseas e vômitos.
- Enjoa ao pensar em comida ou sentir o seu cheiro. Os vômitos são biliosos, com cheiro pútrido. Também sem sensação de vazio, oco ou afundamento no estômago, depois de evacuar.
- Tendência a apertar os dentes, de rangê-los, seja dormindo ou acordado, fica “ruminando”. Dentição muito difícil, acompanhada de gemidos.
- Também tem prolapso uterino, especialmente enquanto evacua! Sensação como se todos os órgãos genitais fossem sair pela pelve. Isso piora durante a diarreia, por constipação, no pré-parto, por esforços, ao se lavar, ao levantar coisas pesadas. Dores violentas em ovário direito, como se puxando para baixo.
- Costuma ter lateralidade direita, e dores que alternam, exemplo: dor de cabeça e diarreia; dores hepáticas e prolapsos.
Atenção!
Essa página foi criada com o intuito de auxiliar médicos, veterinários, dentistas e farmacêuticos com estudos sobre a Matéria Médica Homeopática.
A auto-medicação pode gerar efeitos indesejáveis e graves. Indicamos sempre a consulta com um médico homeopata antes de tomar qualquer tipo de medicamento. Se você se identificou com alguma substância, procure um bom especialista e leve a ele suas queixas.
Quer se aprofundar mais no estudo de Podophyllum?
Com o Estudo psicodinâmico de Podophyllum, você tem acesso a:
video-aula exclusiva, com imagens e animações, numa construção temática da matéria médica pura;
quadro dinâmico explicando o contexto trimiasmático do medicamento (psora, sicose – franca e adaptada – e sífilis – egolise, alterlise);
mitologia ou história arquetípica associada, que auxilia a recordação do medicamento e amplia sua concepção simbólica;
estudo aprofundado de cada tópico orgânico (incluindo rubricas repertoriais exclusivas);
ebook (em pdf) com todas as informações contidas na video-aula.
Infelizmente, essa aula ainda não tem previsão de lançamento.
Deixe abaixo seu email que te avisamos assim que ela for lançada!
Essa pequena “pré-inscrição” é importante para priorizarmos a produção de aulas dos medicamentos mais procurados em nosso site.