Pulsatilla nigricans
Reino: Vegetal
Classificação: Policrestos
Principais campos de ação: genitais femininos,
Derivado da palavra hebraica de Páscoa, “pasakh”, tem como nome comum flor da páscoa (pasque flower), fazendo referência ao Período de floração da Páscoa. Outros nomes são wind flower (flor do vento), prairie crocus (açafrão da padaria) e meadow anemone (anêmona do prado). Pulsatilla é altamente tóxica, produz toxinas cardiogênicas e ocitocinas que reduzem o batimento cardíaco em humanos. Excessos podem levar a diarreia, vômitos e convulsões. Era usado como medicamento pelos nativos americanos há séculos. Os índios Blackfoot o usavam para induzir abortos e parto. A Pulsatila não deve ser tomada durante a gravidez nem durante a lactação. Extratos da planta têm sido usados para tratar problemas reprodutivos, como síndrome pré-menstrual e epididimite.

Pontos Principais
A grande questão de Pulsatilla é a do cuidado. É super cuidadoso, amoroso, dócil e afetuoso.
Pulsatilla gosta de cuidar, cuida do outro. Na sicose é um superprotetor. Porém o faz com o intuito de receber: doa carinho e amor porque deseja que também o façam com ele. Necessidade constante de mimos. Quer tudo para ele! Só para ele: sendo ciumento.Tem um lado extremo que é invejoso.
É vaidosa – cuida também de si mesma.
Na Sífilis não cuidam dele, não é amado, sensação de ter sido abandonado. É tímido, se esconde, não confia em si mesmo. Sente-se menosprezado e abandonado. Ou ainda, num extremo, ele para de cuidar dos outros e abandona os seus.
Pode ficar introspectivo: deseja ou rechaça companhia.
Muito chorão! Chora por tudo. É muito emotivo.
Chora na frente dos outros para chamar atenção e eles cuidarem dela.
É também um compadecido…
Mas tudo é muito mutável, varia muito o humor.
- Observação: essa página ainda está em construção!
Retorne mais tarde para mais detalhes sobre esse medicamento
Atenção!
Essa página foi criada com o intuito de auxiliar médicos, veterinários, dentistas e farmacêuticos com estudos sobre a Matéria Médica Homeopática.
A auto-medicação pode gerar efeitos indesejáveis e graves. Indicamos sempre a consulta com um médico homeopata antes de tomar qualquer tipo de medicamento. Se você se identificou com alguma substância, procure um bom especialista e leve a ele suas queixas.
Quer se aprofundar mais no estudo de Pulsatilla?
Com o Estudo psicodinâmico de Pulsatilla, você terá acesso a:
video-aula exclusiva, com imagens e animações, numa construção temática da matéria médica pura;
quadro dinâmico explicando o contexto trimiasmático do medicamento (psora, sicose – franca e adaptada – e sífilis – egolise, alterlise);
mitologia ou história arquetípica associada, que auxilia a recordação do medicamento e amplia sua concepção simbólica;
estudo aprofundado de cada tópico orgânico (incluindo rubricas repertoriais exclusivas);
ebook (em pdf) com todas as informações contidas na video-aula.
Infelizmente, essa aula ainda não tem previsão de lançamento.
Deixe abaixo seu email que te avisamos assim que ela for lançada!
Essa pequena “pré-inscrição” é importante para priorizarmos a produção de aulas dos medicamentos mais procurados em nosso site.