Rhus toxicodendron

Reino: Vegetal
Classificação: Policrestos
Principais campos de ação: articulação, ansiedade, pele geral

     Conhecida como “Poison Ivy” ou “Hera venenosa”, é uma planta asiática conhecida por causar uma dermatite de contato induzida por irushiol, e às vezes erupção cutânea dolorosa na maioria das pessoas que a tocam.

Pontos Principais

  • Rhus é extremamente inquieto (faz parte da tríade da inquietude), tem uma ansiedade grande à noite e vira-se de um lado a outro na cama, ou precisa sair dela. Tem ansiedades pelo futuro, quando está em sua casa, e melhora quando caminha ao ar livre. Sente apreensão e medo, de morrer, das pessoas, de o envenenarem, ou de viajar.

  • Tem uma mania inata de supervisionar os outros. Fiscaliza se não está faltando nada na dispensa de casa, como caminha o almoço, destampa as panelas, xereteia tudo. Gosta de gerenciar as coisas. Desconfiado, mesmo que você assegure que está tudo bem ele vai conferir. 
  • Faz isso porque gosta de proteger os outros, quer salvar todos do perigos (sua dinâmica gira em torno do salvaguardar). Ele tem a sensação de que uma desgraça irá ocorrer, sonha com fim do mundo, e por isso pensa muito no futuro. Está imerso em tristeza, chorando sem saber porquê. 

  • Falta de domínio e insegurança interna. Não se controla, então tenta controlar os outros. É mais fácil lidar com o externo do que com o mundo interior. 

  • A característica mais marcante de Rhus tox é a particularíssima modalidade das suas dores: são dores reumáticas que pioram ao começar o movimento (depois de ficar quieto ou em repouso, ao se levantar da cama ou de uma cadeira), mas vão melhorando à medida que o movimento continua! O paciente deseja se mover a cada instante, pois isso o proporciona alívio. É como se o paciente se desenferrujasse
  • É altamente indicado para efeitos agudos ou crônicos de esforços em músculos e tendões, incomuns, prolongados ou exagerados. Por levantar coisas pesadas, se esticar para alcançar algo que está muito alto, fazer um exercício que não está acostumado. Ou ainda por tomar banho em rios ou no mar durante o verão, ou após pegar uma tempestade. 
  • Agrava à noite (quando está menos ativo, principalmente à meia-noite), pelo repouso, quando está deitado ou sentado, ao se levantar ou começar a caminhar. Também por qualquer tipo de frio (banho frio, ar frio, por esfriar o corpo ou tocar coisas frias, por colocar um membro fora das cobertas, na cama, por alimentos ou bebidas frias, pela chuva ou vivendo em lugares úmidos, tomando banho frio, em clima nublado, antes de uma tempestade), e deitado do lado direito.
  • Melhora caminhando (durante o movimento), pelo clima quente ou calor local, agasalhando-se muito, ingerindo alimentos ou bebidas quentes. 
  • Tem desejo por leite frio, ostras e doce, e aversão à álcool, café, pão e carne.
  • Suas dores são como se torcido, como se arrancassem o músculo, como se os ossos fossem raspados. 
  • Erupções na face, acne, eczemas, herpes ao redor dos lábios com bolhas dolorosas, ardentes, úmidas e crostosas. Língua marrom, ou vermelha na ponta, como um triângulo (keynote). 
  • Hipertrofia cardíaca por esforços excessivos.
  • Bom medicamento de traumatismos na coluna vertebral, por esforços. Pode ter ainda rigidez dolorosa (trava todo) nas costas em clima frio e úmido, pior no início do movimento. É quase impossível ficar em pé depois de ficar muito sentado.
  • Um dos medicamentos de escolha em dores reumáticas, especialmente as que pioram no início do movimento e melhoram ao caminhar contínuo. Há calor local, membros com sensação de água quente. Tem dores articulares de todos os modos! Torcicolos, rigidez dos membros, inflamações. 
  • Quadros febris depois de tomar chuva, se molhar, ou em tempo frio. Tem calafrios, especialmente quando descobre as mãos – tem completa aversão a descobrir-se, precisa estar sempre debaixo de uma cobertinha.
  • Tem sono pouco reparador, sonha com exercícios, com grandes esforços físicos, que executa duramente (o que tem tudo a ver com a sua dinâmica e com as duas dores). Ou ainda sonha com seu trabalho diário.
  • Também é um medicamento de escolha na herpes zóster, com erupções vesiculosas queimantes e pruriginosas, cheia de bolhas. Urticárias que aparecem em tempo frio, lugares úmidos ou depois de molhar-se. Coçar agrava. 

Atenção!

   Essa página foi criada com o intuito de auxiliar médicos, veterinários, dentistas e farmacêuticos com estudos sobre a Matéria Médica Homeopática.
   A auto-medicação pode gerar efeitos indesejáveis e graves. Indicamos sempre a consulta com um médico homeopata antes de tomar qualquer tipo de medicamento. Se você se identificou com alguma substância, procure um bom especialista e leve a ele suas queixas.

Para ter acesso a outros medicamentos CLIQUE AQUI.

Quer se aprofundar mais no estudo de Matéria Médica?

Confira os Estudos psicodinâmicos já disponíveis aqui:

Infelizmente, não há previsão de lançamento para o Estudo Psicodinâmico desse medicamento. 

Se você tem interesse que ele seja feito, deixe abaixo sua pré-inscrição, para que possamos priorizar a produção de aulas dos medicamentos mais procurados em nosso site.

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.