Rhus toxicodendron
Reino: Vegetal
Classificação: Policrestos
Principais campos de ação: articulação, ansiedade
Conhecida como “Poison Ivy” ou “Hera venenosa”, é uma planta asiática conhecida por causar uma dermatite de contato induzida por irushiol, e às vezes erupção cutânea dolorosa na maioria das pessoas que a tocam.

Pontos Principais
O fiscalizador. Tem uma mania inata de supervisionar os outros. Fiscaliza se não está faltando nada na dispensa de casa, como caminha o almoço, destampa as panelas, xereteia tudo. Gosta de gerenciar as coisas. Desconfiado, mesmo que você assegure que está tudo bem ele vai conferir.
Faz isso porque gosta de proteger os outros, quer salvar todos do perigos (sua dinâmica gira em torno do salvaguardar).
Ele tem a sensação de que uma desgraça irá ocorrer, sonha com fim do mundo, e por isso tem muita ansiedade pelo futuro, transtorno por aceleração, está assustadiço. Está imerso em tristeza, chorando sem saber porquê. Apreensivo à noite, tem medo de morrer envenenado.
Não consegue ficar na cama, está muito inquieto, precisa se movimentar. Falta de domínio e insegurança interna. Não se controla, então tenta controlar os outros. É mais fácil lidar com o externo do que com o mundo interior.
- Tem sono pouco reparador, sonha com grandes exercícios, com grandes esforços físicos, que executa duramente o seu trabalho de todos os dias.
- Bom medicamento para dores reumáticas e para traumatismos da coluna vertebral. Inflamações em tendões que agravam com esforço e frio.
- Reumatismo, torcicolo, lumbago. Sensação de quebra na região lombossacra, com rigidez intensa, que agrava estando sentado e melhora pelo movimento contínuo. Rigidez dolorosa dos membros, que agrava de manhã. Os primeiros movimentos aumentam a dor, mas a continuidade melhora, é como se o paciente se desenferrujasse. Membros superiores com sensação de água quente.
- Observação: essa página ainda está em construção!
Retorne mais tarde para mais detalhes sobre esse medicamento
Atenção!
Essa página foi criada com o intuito de auxiliar médicos, veterinários, dentistas e farmacêuticos com estudos sobre a Matéria Médica Homeopática.
A auto-medicação pode gerar efeitos indesejáveis e graves. Indicamos sempre a consulta com um médico homeopata antes de tomar qualquer tipo de medicamento. Se você se identificou com alguma substância, procure um bom especialista e leve a ele suas queixas.
Quer se aprofundar mais no estudo de Rhus toxicodendron?
Com o Estudo psicodinâmico de Rhus toxicodendron, você terá acesso a:
video-aula exclusiva, com imagens e animações, numa construção temática da matéria médica pura;
quadro dinâmico explicando o contexto trimiasmático do medicamento (psora, sicose – franca e adaptada – e sífilis – egolise, alterlise);
mitologia ou história arquetípica associada, que auxilia a recordação do medicamento e amplia sua concepção simbólica;
estudo aprofundado de cada tópico orgânico (incluindo rubricas repertoriais exclusivas);
ebook (em pdf) com todas as informações contidas na video-aula.
Infelizmente, essa aula ainda não tem previsão de lançamento.
Deixe abaixo seu email que te avisamos assim que ela for lançada!
Essa pequena “pré-inscrição” é importante para priorizarmos a produção de aulas dos medicamentos mais procurados em nosso site.