Secale cornutum

Reino: Fungi
Classificação: semipolicrestos
Principais campos de ação: necroses, choque, genitais femininos

     O claviceps purpurea é o esporão-do-centeio, cravagem, grão-de-corvo, cornizó, cornelho ou dente-de-cão é um fungo parasita que ataca o centeio, e do qual se extraem vários alcaloides e substâncias de uso medicinal.
     No século XVII, este fungo foi utilizado através do seu extrato juntamente com ergotamina para o tratamento de dores de cabeça fortes ou enxaquecas. Este fungo é um poderosíssimo restringente muscular e pode conter sangramentos. Ele ainda pode acelerar partos e até mesmo induzir abortos.
     Quem ingerir o fungo pode desenvolver uma doença atualmente denominada de Ergotismo. Na época conhecida como Fogo de Santo Antônio, esta doença surgiu por volta do ano de 1095, por consequência da ingestão de alimentos derivados de farinha misturada com o fungo. Santo Antonio foi um asceta egípcio, que viveu no terceiro século da era cristã, no deserto próximo do mar vermelho, jejuando por longos períodos e sendo acometido por visões e tentações. O quadro clínico do ergotismo é de depressão, confusão mental, hipertensão, bradicardia, vasoespasmos (com perda de consciência e cefaleia) e cianose periférica (mãos e pés pálidos) com claudicação. Pode evoluir para um quadro de ergotismo gangrenoso, com dor intensa, como queimado, gangrena em pés, mãos e lábios. Os tecidos afetados se tornam negros e secos.

Pontos Principais

  • Alegria intensa, euforia. Ri de tudo, ri sem parar. Fica rindo como um tolo, alienado. Em um polo muito murmurante: sussurra, diz coisas estúpidas. No outro tem linguagem intelectual, reflexiva, em devaneios.

  • Contrastando com a tristeza extrema e melancolia insuportável, uma grande depressão. Sensação de morte: sente que vai morrer, com grande ansiedade.

  • Em um polo está desesperado pela cura, precisa procurar ajuda. No outro quer morrer de uma vez, nem luta, tem aversão à vida.

  • Sofre pela crueldade do mundo. “O ser humano é podre” (assim como ele fica podre em suas feridas, morto). Está revoltado. Niilista, pensa que não há Deus para salvar o mundo. Quer que tudo acabe de uma vez então (o que combina com sua postura de não lutar e esperar a morte).

  • Outra maneira de reagir é com raiva, fúria e violência. Rasga e dilacera a si mesmo (acabando se destruindo, contraditoriamente).

  • Quer fica sozinho, tem aversão a responder, é indiferente, apático, abandona sua família. Secale é muito depreciativo, crítico, sarcástico. Orgulhoso e sem modéstia.

  • Tem também um contraditório do coberto versus o despido. Ele tira suas roupas, sem vergonha. Já que está queimando, precisa despir-se. Desejo das coisas abertas, expostas, tira a coberta.

  • Secale sonha com o mar revolto (que combina com a sua revolta), tem ilusão de que há água na sala, com sua espuma. E também tem desejo de suicidar afogando-se. Também sonho com lugares apertados.

  • Um grande keynote de Secale é que toda a superfície do corpo está fria, quando encostamos em sua pele, está como gelo. Mas o paciente não tolera calor e nem cobertura, e sempre busca o frio!

  • Colapso. Tendência a hemorragias, com sangue líquido, aquoso, negro e fétido. Mal coagula e sai por todos os orifícios do corpo.

  • Tendência a apodrecer! A menor ferida sangra por semanas. Um dos principais medicamentos da gangrena! Fria ou quente, em membros superiores ou inferiores. 

  • Dores ardentes, queimantes, como por carvões ardentes ou como se saíssem faíscas de fogo do seu corpo. Adormecimentos, formigamentos e cócegas em várias partes do corpo.

  • Agravação pelo ar quente, calor externo, do fogão ou da cama, por se agasalhar, pelo tato, movimento ou qualquer esforço.

  • Melhora pelo ar frio, sentindo frio, por aplicações frias, ar livre e ao descobrir-se.

  • Outro grande campo de ação é o genital feminino, com menstruações irregulares, intensas, com dores como de parto. Perda contínua de sangue aquoso. Metrorragias muito líquidas, negras, em jatos, ou com coágulos. Especialmente na gravidez, abortos do terceiro mês (excelente medicamento de ameaça de aborto, do terceiro ao sexto mês de gestação, com sangramento muito líquido). Ou ainda após o parto (ou em mulheres que já entraram na menopausa, especialmente as magras). Dores de parto espasmódicas, prolongadas, excessivas, tudo parece frouxo e dilatado. Placenta retida. Subinvolução uterina. Lóquios escassos, fétidos, escuros e muito prolongados. Gangrena do útero.

Atenção!

   Essa página foi criada com o intuito de auxiliar médicos, veterinários, dentistas e farmacêuticos com estudos sobre a Matéria Médica Homeopática.
   A auto-medicação pode gerar efeitos indesejáveis e graves. Indicamos sempre a consulta com um médico homeopata antes de tomar qualquer tipo de medicamento. Se você se identificou com alguma substância, procure um bom especialista e leve a ele suas queixas.

Para ter acesso a outros medicamentos CLIQUE AQUI.

Quer se aprofundar mais no estudo de Secale cornutum?

Com o Estudo psicodinâmico de Secale cornutum, você terá acesso a:

video-aula exclusiva, com imagens e animações, numa construção temática da matéria médica pura;

quadro dinâmico explicando o contexto trimiasmático do medicamento (psora, sicose – franca e adaptada – e sífilis – egolise, alterlise);

mitologia ou história arquetípica associada, que auxilia a recordação do medicamento e amplia sua concepção simbólica;

estudo aprofundado de cada tópico orgânico (incluindo rubricas repertoriais exclusivas);

ebook (em pdf) com todas as informações contidas na video-aula.

Infelizmente, essa aula ainda não tem previsão de lançamento.

Deixe abaixo seu email que te avisamos assim que ela for lançada!

Essa pequena “pré-inscrição” é importante para priorizarmos a produção de aulas dos medicamentos mais procurados em nosso site.

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.