Thuya occidentalis

Reino: Vegetal
Classificação: Policrestos
Principais campos de ação: verrugas, abdome

     É uma planta muito frondosa e intensamente perfumada. Tem origem no nordeste dos Estados Unidos da América e sudeste do Canadá. Também chamada de White-cedar. Em uma parte dos Estados Unidos é chamada de “arbovitae”, que significa “árvore da vida”.
     Os princípios ativos da Tuia consistem numa essência de composição complexa e algo tóxica devido à presença de uma cetona, a tuiona (ou tujona); a planta contém também taninos. Tem ação antisséptica, imunoestimulante e como emenagogo. Utilizado para infecções do trato respiratório, tratamento de verrugas e dores nas articulações.
     A madeira dessa árvore é quebradiça, fraca e mole, e tão susceptível ao vento que seus anéis anuais são, amiúde, encontrados separados mesmo na árvore viva.

Pontos Principais

  • Uma das características mais famosas de Thuya é ilusão do seu corpo ser feito de vidro, ou cristal. Ele crê ser muito delicado e frágil, e que pode quebrar-se a qualquer momento. Teme o toque as pessoas, evita companhia, a criança pode ser avessa à colo e abraços.
  • Na ilusão ele já está quebrado: acredita ser duplo, crê que alma e corpo estão separados: um é leve (mais leve que o ar, delicado e fino; tem a sensação de ter asas, de flutuar., como se lhe arrancassem a carne dos ossos) e o outro pesado. Quando acorda, não sabe qual das partes é dele. Ele vê seu corpo por fora. 
  • A dinâmica de Thuya tem a ver com o dividido x o coeso. Solta os pedaços ou se amontoa. Ilusão de virada em um círculo. 
  • É um sujeito muito quieto, sério, reservado e calado (ele se isola e, contraditoriamente, perde a união com o ambiente ao seu redor). Mulheres que, no puerpério, se tornaram muito quietas. Pode ter aversão ao cônjuge, ao familiares, filhos, pais.
  • E também consciencioso e fastidioso, se preocupa com coisas de pouca importância. A criança pode ser muito obediente e dócil, tranquila e quieta. Geralmente é tímida e envergonhada.
  • É atrapalhado, esquecido (especialmente de manhã ao acordar), confuso, não se se lembra onde guardou as coisas. Distraído!!! Não sabe onde está e perde-se em ruas conhecidas. Suas ações são contrárias às suas intenções. Omite letras, sílabas ou palavras ao falar. 
  • Mas há uma exceção: quando o paciente fica com febre, ele melhora muito sua disposição! Esse é um sintoma bem individualizante. 
  • Outra característica marcante é um grande sentimento de culpa, mesmo sem ter cometido nenhum delito. Ele se reprova e acredita ter feito mal, ser um criminoso. Pode desenvolver manias religiosas para anistiar a culpa. Fanatismo e hipocrisia.
  • A ansiedade de Thuya se relaciona mais com um medo de estar doente (de ter um derrame) ou medo de estar louco. Também é ansioso quanto ao futuro e pode ter dores no peito – ou sintomas mais peculiares, como a “sensação que a alma escapa do corpo”. Também tem medo de estranhos, de médico, de vento, cachorros e sapos.
  • A tristeza de Thuya é uma tristeza chorosa. Chora sozinho, e piora pelo consolo ou quando falam com ele. É muito sensível, especialmente pela música (que o deixa triste e o faz chorar).
  • Também fica mais triste pela manhã, ao caminhar durante a menstruação e no puerpério (único na rubrica tristeza após o parto). Vinho melhora. 
  • Não tolera contradições. Fica muito encolerizado quando as coisas não vão conforme sua vontade, de alguém diz coisas que ele não aprova. Discutidor!
  • Na insanidade, suas ilusões giram em torno de animais que se movimentam no seu abdome ou que está grávida. Acredita estar sob um poder sobre-humano; que não pode continuar existindo mais, é inapto para o mundo. Ilusão que está numa guerra.
  • Thuja é o anti-sicótico universal! Sua principal manifestação clínica é uma hiperprodução tissular que aparece na pele e algumas mucosas sob a forma de verrugas, condilomas, excrescências, pólipos; ou ainda em qualquer lugar do corpo na forma de tumores e cânceres.
  • Também é um dos mais utilizados em transtornos após vacinações.
  • Agravação depois de meio-dia e depois de meia-noite, especialmente às 15h e 3h, pelo frio, pelo ar frio e úmido, pelo calor da cama, deitado sobre o lado esquerdo, por descobrir uma parte do corpo, fechando os olhos, pelo movimento, pela luz brilhante, após comer, na lua crescente. E melhora ao ar livre, deitado de costas, flexionando os membros, pela pressão, fricção ou massagem. A lateralidade predominante é esquerda.
  • Tem desejos de bebidas e alimentos frios, de cebolas cruas, de coisas refrescantes, de sal (tem a sensação que os alimentos nunca estão suficientemente salgados). Aversão à carne fresca e batatas.
  • Sensações: de tampão, de ter um pelo, ou de leveza no corpo quando caminha. Sensação de ter algo vivo no abdome, especialmente na fossa ilíaca direita. É como se fossem os punhos de um feto ou um animal chorando. O abdome está distendido, com flatulência e borborigmos.
  • Desejo urgente se urinar, precisa apressar-se até o banheiro; é pior durante a transpiração. O jato de urina sai duplo (tudo a ver com a sua dinâmica). Secreção uretral amarelada, esverdeada ou purulenta. 
  • Condilomas em glande, com grande transpiração em escroto. Verrugas ou excrescências em couve-flor na vulva e vagina. Pólipos uterinos, miomas.
  • Sensação como se os membros estivessem frágeis e fossem quebrar. Reumatismo pós-blenorrágico ou artrite deformante. 
  • A pele tem um aspecto sujo e gorduroso. Condilomas que crescem rapidamente, sangrantes ou supurantes. Excrescências carnosas, pediculadas, córneas, em couve-flor, ou ainda em leque. Verrugas com franjas, denteadas, grandes ou pequenas. Podem ter odor fétido, de queijo rançoso, peixe podre. Falou em verruga, precisamos pensar em Thuja.
  • As unhas crescem rapidamente, porém são quebradiças, deformadas, estriadas e dobram-se facilmente. Unha encravada, paranícios após vacinação.

Atenção!

   Essa página foi criada com o intuito de auxiliar médicos, veterinários, dentistas e farmacêuticos com estudos sobre a Matéria Médica Homeopática.
   A auto-medicação pode gerar efeitos indesejáveis e graves. Indicamos sempre a consulta com um médico homeopata antes de tomar qualquer tipo de medicamento. Se você se identificou com alguma substância, procure um bom especialista e leve a ele suas queixas.

Para ter acesso a outros medicamentos CLIQUE AQUI.

Quer se aprofundar mais no estudo de Matéria Médica?

Confira os Estudos psicodinâmicos já disponíveis aqui:

Infelizmente, não há previsão de lançamento para o Estudo Psicodinâmico desse medicamento. 

Se você tem interesse que ele seja feito, deixe abaixo sua pré-inscrição, para que possamos priorizar a produção de aulas dos medicamentos mais procurados em nosso site.

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.