Tilia europaea

Reino: Vegetal
Classificação: Outros
Principais campos de ação: afeto, genitais femininos, coração

     É uma árvore típica de regiões de clima temperado, com estações do ano bem demarcadas. Para os germânicos, as tílias eram árvores sagradas com poderes mágicos que protegiam os guerreiros. 

     Utilizada como ansiolítico, sedativo, hipotensor, antiespasmódico, vasodilatador, anticoagulante e diurético. Indicado na dispepsia nervosa, estados histéricos, dores de cabeça e palpitações. Gera uma sudorese notável. A longo termo pode ser cardiotóxica.

Pontos Principais

  • Amor doente, “perdido de amor”, todos os seus pensamentos estão centrados no parceiro ideal. É possuído por uma doce melancolia, tem sonhos poéticos! Sempre pensando no amor que deseja ter. 
  • Todos os sentidos parecem distantes (sentidos nos trazem para o mundo real, mas ele está no mundo ideal). Absorto em pensamentos, humor reflexivo.
  • Pode ficar triste e choros, especialmente após o jantar ou almoço (depois de comer). É um insatisfeito com a sua condição (tendendo então, a fantasiar uma outra). 
  • Temática da união e transtornos por decepção amorosa.
  • Esse estar em “outro mundo” cria uma sensação de isolamento, uma barreira entre os outros e ele, entre o mundo e ele. Há um isolamento no sentido de que se isola das pessoas, tem aversão a elas – antropofobia. Medo de multidões. 
  • Além de ficar muito irritado e briguento às vezes. A menor diferença de opinião já o deixa nervoso (está longe do seu ideal). Costuma ser muito perfeccionista.
  • Tem medo do perigo pessoal, de algo acontecer. Fica apreensivo e ansioso em ambientes fechados, precisando ir ao ar livre pra melhora.
  • Agravação: em um aposento quente, depois de meio-dia e ao anoitecer, falando, caminhando, espirrando, ao se agachar, pela água fria e durante transpiração. Afeta mais o lado esquerdo. Melhora: em um aposento fresco, caminhando ao ar livre, pelo café. 
  • Muito útil em mulheres no puerpério e em crianças na dentição. Fraqueza, hemorragia de sangue muito líquido. 
  • Bocejos paroxísticos, veementes e violentos. Sonolência e sono profundo e prolongado após o almoço. Sono inquieto, desperta frequentemente (e bruscamente). Sonhos ansiosos, assustadores, de perigo, poéticos.
  • Febre depois do almoço, com calor na bochecha. Calafrios não melhoram em quartos quentes. Os suores são copiosos, noturnos, assim que adormece. A transpiração não alivia! 
  • O rosto alterna entre palidez e vermelhidão. Sensação de algo vivo embaixo da pele da face. Pápulas pruriginosas quando aquecidas. Cefaleia em fronte e raiz do nariz. As dores vem depois de correntes de ar, das quais é sensível, e por esforço. Melhora ao fechar os olhos, com repouso, aplicações frias e café. Prurido no couro cabeludo. Pequenas vesículas que picam e ardem depois de coçar.  
  • Olhos grudados. Sensação de pedaço e ferro frio dentro do olho direito. Visão escurecida, como se enxergasse através de uma gaze; enevoada, como se nadando na água.
  • Dentição difícil, dor que migra de um dente ao outro e piora por água fria. Muco copioso na boca. Sensação de palato inchado. Deseja coisas refrescantes.
  • Cócegas e irritação do lado esquerdo da laringe, que provoca tosse.
  • Dor precordial com taquicardia. Opressão no peito, com dor e inchaço na articulação esterno-clavicular esquerda. Dor dilacerante que se estende até o braço e o paralisa. 
  • Cãibras gástricas após saladas. Náuseas depois de comer. Abdome distendido de forma circunscrita após o almoço. Doloroso ao toque, pior ao redor do umbigo. Acompanhado de suores copiosos que não aliviam. Pontadas que o impedem de respirar. Sensação como se o reto fosse sair, de prolapso.
  • Pressão no útero como se fosse cair, bearing down. Excelente medicamento para inflamações uterinas após o parto! Menstruação muito atrasada, escassa e de sangue pálido. 
  • Dores reumáticas com bastante transpiração. Cansaço em membros, especialmente braço esquerdo. Tensão nos músculos da coxa, como se fossem muito curtos. Sensação de perna atada apertadamente quando caminha. 
  • Pele vermelha. Erupções com prurido violento, coça até sangrar, e é seguida de ardor como fogo. 

Atenção!

   Essa página foi criada com o intuito de auxiliar médicos, veterinários, dentistas e farmacêuticos com estudos sobre a Matéria Médica Homeopática.
   A auto-medicação pode gerar efeitos indesejáveis e graves. Indicamos sempre a consulta com um médico homeopata antes de tomar qualquer tipo de medicamento. Se você se identificou com alguma substância, procure um bom especialista e leve a ele suas queixas.

Para ter acesso a outros medicamentos CLIQUE AQUI.

Quer se aprofundar mais no estudo de Tilia europaea?

Com o Estudo psicodinâmico de Tilia europaea, você tem acesso a:

video-aula exclusiva, com imagens e animações, numa construção temática da matéria médica pura;

quadro dinâmico explicando o contexto trimiasmático do medicamento (psora, sicose – franca e adaptada – e sífilis – egolise, alterlise);

mitologia ou história arquetípica associada, que auxilia a recordação do medicamento e amplia sua concepção simbólica;

estudo aprofundado de cada tópico orgânico (incluindo rubricas repertoriais exclusivas);

ebook (em pdf) com todas as informações contidas na video-aula.

Infelizmente, essa aula ainda não tem previsão de lançamento.

Deixe abaixo seu email que te avisamos assim que ela for lançada!

Essa pequena “pré-inscrição” é importante para priorizarmos a produção de aulas dos medicamentos mais procurados em nosso site.

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.