Allium cepa

Reino: Vegetal
Classificação: Outros
Principais campos de ação: nariz, olhos, articulação (dor de membro fantasma e fibromialgia)

     A cebola possui efeito diurético, expectorante, bactericida e fungicida. É muito útil em processos como resfriados, tosse, bronquite e outras doenças respiratórias. 

     Na Grécia, a cebola ficou famosa por afinar o sangue (tem propriedades antitrombóticas e hipolipídicas) e por suas propriedades fortificantes. Os atletas tomavam seu suco e as esfregavam nos músculos antes das competições. 

     Na era medieval as bruxas acreditavam que a cebola crua cortada ao meio e colocada num pratinho, “limpava” o ambiente, absorvendo as energias ruins (a ação bactericida atuaria também no plano astral). Era utilizada, pelos celtas, para afastar maus espíritos e doenças. 

Pontos Principais

  • Como sente muitas dores, e elas o perturbam muito, tem medo que as dores o deixem louco. Pela matéria médica clássica esse é o sintoma mais característico da esfera mental desse medicamento, mas há também uma dinâmica forte da torsão, que pode ser vista em diversos sintomas do paciente e também na questão mental: “distorce os fatos”, as coisas que ocorrem na sua vida; “torce” para que as coisas deem certo, etc. 
  • Esse é o medicamento que mais cobre os sintomas do resfriado comum e da gripe, tendo seu centro de ação no nariz: coriza aguda com descarga copiosa, que goteja da ponta do nariz e escoria as narinas, que estão avermelhadas, e espirros frequentes que são piores pela manhã. Nos olhos grande lacrimejamento, embora não irritante. Os olhos ardem e sente que precisa coçá-los. Podem estar edemaciados. O quadro pode vir anualmente, no outono ou primavera, e é pior com o aroma de flores e pêssegos. Também cobre bem as rinites alérgicas. Todos os sintomas pioram em aposentos quentes e melhoram ao ar livre.
  •  Também é um grande medicamento de dor do membro fantasma, nevralgia dos cotos de amputação, neurites traumáticas por feridas antigas (uma dor que “não existe”, insivível, uma possível distorção da realidade que gera o medo de enlouquecer). Ou ainda de dores como nas fibromialgias.
  • Outro sintoma marcante é uma dor cortante em laringe, ao tossir, como se um ancinho raspasse sua garganta acima, a rasgasse, o que o induz a segurá-la quando tosse. 
  • Os sintomas mentais melhoram quando agrava a coriza e vice-versa. 
  • Outros sintomas: dor facial se estendendo como um longo fio; hérnia inguinal estrangulada (“torcida”); cólicas de gases em lactentes que se contorcem.

Atenção!

   Essa página foi criada com o intuito de auxiliar médicos, veterinários, dentistas e farmacêuticos com estudos sobre a Matéria Médica Homeopática.
   A auto-medicação pode gerar efeitos indesejáveis e graves. Indicamos sempre a consulta com um médico homeopata antes de tomar qualquer tipo de medicamento. Se você se identificou com alguma substância, procure um bom especialista e leve a ele suas queixas.

Para ter acesso a outros medicamentos CLIQUE AQUI.

Quer se aprofundar mais no estudo de Allium cepa?

Com o Estudo psicodinâmico de Allium cepa, você tem acesso a:

video-aula exclusiva, com imagens e animações, numa construção temática da matéria médica pura;

quadro dinâmico explicando o contexto trimiasmático do medicamento (psora, sicose – franca e adaptada – e sífilis – egolise, alterlise);

mitologia ou história arquetípica associada, que auxilia a recordação do medicamento e amplia sua concepção simbólica;

estudo aprofundado de cada tópico orgânico (incluindo rubricas repertoriais exclusivas);

ebook (em pdf) com todas as informações contidas na video-aula.

Infelizmente, essa aula ainda não tem previsão de lançamento.

Deixe abaixo seu email que te avisamos assim que ela for lançada!

Essa pequena “pré-inscrição” é importante para priorizarmos a produção de aulas dos medicamentos mais procurados em nosso site.

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.