Calcarea carbonica

Reino: Mineral
Classificação: Policrestos
Principais campos de ação: nariz, reto (pela constipação), convulsões

     O carbonato de cálcio em sua forma “mais ou menos” pura constitui os mármores, granitos etc. Forma a carapaça de moluscos e crustáceos e o esqueleto dos animais.

     O medicamento é preparado triturando-se a capa média da concha da ostra, onde Hahnemann pensava encontrar carbonato de cálcio perfeitamente puro. Na realidade não é assim e o remédio obtido encerra grande quantidade de carbonato de cálcio, mas misturado com vestígios de fosfato de cálcio e substâncias orgânicas. Por isso Hering propôs mudar-lhe o nome de Calcarea carbonica para Calcarea ostrearum.

Pontos Principais

  • Calcarea é um acumulador. Guarda tudo, não joga nada fora. Teme que as coisas lhe faltem no futuro, por isso precisa poupar. Muito medo de ficar pobre, de morrer de fome. Gastos ou perdas financeiras o alteram muito. É preocupado com os aspectos materiais da vida e tem prazer em economizar.
  • Tem medo de tudo! Por isso quer ficar seguro dentro da sua conchinha. A concha é uma armadura que o protege do mundo exterior, tão hostil. Tem medo do fim do mundo, do apocalipse, de desgraças, de tempestades. Medo de algo terrível acontecer com ele. Medo da morte, de doenças (principalmente as contagiosas). Medo da escuridão, e tudo é pior à noite, medo da solidão. Calcarea tem medo até da sua própria sombra. Medo de animais, de cachorros, de multidões, lugares públicos. Os medos parecem sair do estômago.
  • É muito impressionável com histórias tristes, muito sensível aos noticiários . Se escuta qualquer notícia não tão boa, um relato de crueldade, fica extremamente afetado. Ele acha que aquilo pode acontecer com ele. A grande questão dos medos de Calcarea é que ele acredita que algo terrível está prestes a acontecer. Tem pressentimentos nefastos, a desgraça vai acontecer e não tem como evitar, está apenas aguardando. Cada som o assusta. Acredita estar fatalmente doente. Entra em desespero pela sua saúde, tem afecção religiosa pela sua salvação. Mas, ao mesmo tempo, acredita que não terá cura.
  • Deprimido, triste, choroso, desesperançoso. Vê tudo pelo pior lado, tudo está ruim. Taciturno, com o humor sombrio. A melancolia vem do coração. Chora facilmente. Com ataques de calor repentinos.
  • Quer ficar só, tem repugnância das pessoas (aversão a membros da família pode surgir aqui também), ao ser tocado, não suporta nem que o olhem. Contar seus sintomas o agrava, piora com o consolo. Está indiferente a tudo. Costuma ser uma pessoa mais reservada.
  • Alucinações, vê coisas horríveis. Crê estar louco. Tem medo de ficar louco e de que os outros vejam que está louco. Vê animais, brinca com gatos e cachorro no delírio. Acha que vão assassiná-lo e comê-lo. Só pensa em ratos.
  • É muito lento. Tem dificuldade para pensar e aprender (crianças com atraso escolar), fica esgotado pelo trabalho mental, tudo cansa. Coloca mal as palavras, as confunde, não progride nos estudos. Memória curta e fraca, sente que o cérebro está paralisado. Nesse polo também é indolente, ocioso e preguiçoso. Tem aversão e repugnância a qualquer tipo de trabalho. 
  • Ainda dentro do tema de guardar, Calcarea guarda rancor, tem ressentimentos de coisas antigas. E, como o tema é o da concha, Calcarea tem muitas coisas sobre sua CASA. Deseja ir para a sua casa. Sonho sobre casas.
  • Calcarea tem grande tendência a engordar (acumula também gordura) e a retenção de líquido. É muito friorento também, apesar de transpirar muito. Ficar resfriado com grande facilidade.
  • É um paciente cansado, fraco, que se esgota com facilidade pelo mínimo esforço físico ou mental. Pior pelos esforços físicos, subindo escadas, caminhando, por aplicações frias, clima úmido, pelo banho, por correntes de ar, mudança de tempo. Melhora afrouxando a roupa e depois do café da manhã.
  • Convulsões na primeira metade da noite, em crianças na dentição, precedidas por uma aura muito curiosa que sente sair do plexo solar, como se um rato corresse pela sua pele.
  • Deseja ovos cozidos, farinha, sorvete, açúcar, ostras e alimentos não comestíveis como lápis, terra, gesso. Aversão ao café e ao leite (que o agrava), também à carne. Anêmico.
  • Secreção nasal fétida, nariz obstruído, coriza com tosse. Catarro e inflamação na trompa de Eustáquio com hipoacusia. Eczema atrás das orelhas. Erupções também em cabeça e face.  Dentição lenta e difícil, odontalgia pelo ar frio. Dor de garganta por mudança de clima, pior no úmido. Adenopatias, adenoide, sinusites. Laringe sensível ao som do piano, chega a tossir quando ouve. 
  • Grande constipação, com fezes primeiros duras e depois moles. Pode ter diarreia com fezes brancas como giz ou leite. 
  • Menstruações frequentes, prolongadas e copiosas, pela menor excitação e pelos esforços. Metrorragias profusas. Pólipos e miomas. 
  • Mão mole, “sem ossos”, fria e úmida, como mão de rã. Tremor em membros inferiores, varizes. Verrugas nas mãos e nos dedos. Fraqueza por subir escadas, caminhar ou qualquer esforço. Crianças que demoram a aprender a andar. Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.

Atenção!

   Essa página foi criada com o intuito de auxiliar médicos, veterinários, dentistas e farmacêuticos com estudos sobre a Matéria Médica Homeopática.
   A auto-medicação pode gerar efeitos indesejáveis e graves. Indicamos sempre a consulta com um médico homeopata antes de tomar qualquer tipo de medicamento. Se você se identificou com alguma substância, procure um bom especialista e leve a ele suas queixas.

Para ter acesso a outros medicamentos CLIQUE AQUI.

Quer se aprofundar mais no estudo de Matéria Médica?

Confira os Estudos psicodinâmicos já disponíveis aqui:

Infelizmente, não há previsão de lançamento para o Estudo Psicodinâmico desse medicamento. 

Se você tem interesse que ele seja feito, deixe abaixo sua pré-inscrição, para que possamos priorizar a produção de aulas dos medicamentos mais procurados em nosso site.

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.