Euphrasia officinalis

Reino: Vegetal
Classificação: Outros
Principais campos de ação: olhos, nariz

     Também chamada de “eyebright”, “olho brilhante”.
     Muito encontrada em prados alpinos ou em lugares onde a neve é comum. Era bem conhecida pelos herbalistas clássicos, atribuída ao signo de leão e teoricamente fortalecia o cérebro, melhorando a memória. As preparações típicas utilizam as folhas, o caule e pequenos pedaços das flores, para fazer chás ou compressas.

     Suas ações medicinais são anti-inflamatórias, anti-catarrais e vasoconstritora da membranas nasais e conjuntivas. Já foi muito usada em inflamações oculares (com compressas), incluindo infecções, olhos fracos, visão turva, febre do feno, resfriados e tosses.

Pontos Principais

  • Euphrasia é reflexivo em si mesmo, absorto, taciturno, sem desejo de conversar. Envolvido em seus próprios pensamentos, as coisas externas não tem encanto algum. Extremamente introspectivo.
  • Tanto sintomas físicos quanto mentais melhoram pelo escuro e agravam pela luz. Ele não suporta “luz sobre si”, nos sentidos literal e figurado. 
  • Sonha com a luz (sonhos com raios, relâmpagos e incêndios). Tem medo de ficar cedo (sintoma raro, que tem tudo a ver com a sua dinâmica da reflexão).
  • Grande medicamentos de afecções catarrais das mucosas, conjuntiva, nasal e respiratória, com lacrimejamento constante, acre, e secreção nasal suave.
  • Agrava pela luz ou reflexo do sol e melhora pela escuridão.
  • Os olhos são o campo de ação de Euphrasia! Um keynote forte que acompanha qualquer outro dos seus sintomas é um lacrimejamento constante, copioso, irritante e ardente. As lágrimas são acres e ácidas. As pálpebras ficam com as bordas inchadas, vermelhas e ardentes. Intensa fotofobia, de dia e pela luz solar ou artificial, com espasmos na pálpebra. Dores intensas nos olhos, que o obrigam a pestanejar sem parar (pisca o tempo inteiro). Sensação de ter areia ou pó nos olhos. Conjuntivas e escleróticas vermelhas. Euphrasia é conhecida com a rainha das conjuntivites! Bacteriana, viral, traumática, tanto faz. Cobre todo tipo de infecção e inflamação nos olhos. 
  • A visão melhora em dias escuros.
  • Coriza com secreção copiosa, aquosa, transparente, não irritante, com lacrimejamento irritante (o oposto de Allium cepa). 

Atenção!

   Essa página foi criada com o intuito de auxiliar médicos, veterinários, dentistas e farmacêuticos com estudos sobre a Matéria Médica Homeopática.
   A auto-medicação pode gerar efeitos indesejáveis e graves. Indicamos sempre a consulta com um médico homeopata antes de tomar qualquer tipo de medicamento. Se você se identificou com alguma substância, procure um bom especialista e leve a ele suas queixas.

Para ter acesso a outros medicamentos CLIQUE AQUI.

Quer se aprofundar mais no estudo de Euphrasia officinalis?

Com o Estudo psicodinâmico de Euphrasia officinalis, você tem acesso a:

video-aula exclusiva, com imagens e animações, numa construção temática da matéria médica pura;

quadro dinâmico explicando o contexto trimiasmático do medicamento (psora, sicose – franca e adaptada – e sífilis – egolise, alterlise);

mitologia ou história arquetípica associada, que auxilia a recordação do medicamento e amplia sua concepção simbólica;

estudo aprofundado de cada tópico orgânico (incluindo rubricas repertoriais exclusivas);

ebook (em pdf) com todas as informações contidas na video-aula.

Infelizmente, essa aula ainda não tem previsão de lançamento.

Deixe abaixo seu email que te avisamos assim que ela for lançada!

Essa pequena “pré-inscrição” é importante para priorizarmos a produção de aulas dos medicamentos mais procurados em nosso site.

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.