Phosphorus

Reino: Mineral
Classificação: Policrestos
Principais campos de ação: hemorragias, pele, respiração, estômagonariz, olhos, afeto

     Phosporus deriva do grego e significa portador de luz. É um elemento que se inflama muito facilmente (utilizado nos fósforos de cozinha). Os fosfatos, na forma de ATP, são carregadores de energia no corpo.

Pontos Principais

  • Phosphorus ilumina tudo ao seu redor com sua personalidade encantadora.
  • Afetuoso, adora abraçar, beijar, é muito simpático e suave. Sentimental, chora e sofre com o sofrimento dos outros, se compadece com a dor de pessoas que ele nem conhece. Tem grande amor por animais. 
  • Adora companhia, todos seus sintomas pioram quando está sozinho. Caso se encontre sozinho em casa, vai lidar uma televisão ou um rádio, para se sentir acompanhado. É muito comunicativo e faz amizades facilmente (até a criança, quando ganha um irmãozinho, fica feliz ao invés de ter ciúmes). Adora uma festa ou uma reunião social. Costuma ser alegre e bem-humorado.  
  • Geralmente é muito medroso: tem medo de ficar sozinho, de tempestades com chuvas e trovões, de escuro, de morrer, de doenças, de fantasmas, ladrões, de água. Sente o medo sair do estômago! Pior ao anoitecer e quando está sozinho. É bem assustado, qualquer coisa lhe sobressalta. 
  • Costuma ter a sexualidade aflorada, e pode ainda ter um lado bem irritado, com pavio curto. É só lembrarmos do fósforo, é muito fácil se acender ou se apagar! Hipersensível a ruídos, luz, música, cheiros (seu olfato é super aguçado, na realidade todos os sentidos). 
  • Tem vários transtornos de origem emocional, por sustos, penas, preocupações ou excessos. 
  • Diante de uma perda “seu fogo se apaga” e ele fica completamente indiferente, fechado em si, com aversão às pessoas, sem querer mais contato, apático. Se sente separado e isolado do mundo, como se estivesse numa ilha. 
  • Phosphorus possui grande tendência a hemorragias. São frequentes, abundantes (mesmo a menor ferida), cessam e logo voltam. Sangram por qualquer orifício do corpo (hemoptise, epistaxes, hematêmese, melenas, hematúria, metrorragia). Também podem aparecer petéquias ou equimoses, e desenvolver os transtornos da perda sanguínea, como anemias, sentindo grande fraqueza. Pode ter desmaios repentinos, em locais cheios de pessoas, por cheiros fortes ou estando com fome.
  • Tem grande sensação de vazio, no estômago, na cabeça. Ou ainda sensação de calor, ardor, como se queimando! Tem ondas de calor que começam nas extremidades e sobem até o rosto. Fogachos. 
  • Agravação pelo frio, mudanças de tempo, antes ou durante tempestades, pelo vento, no crepúsculo (ou anoitecer), deitado sobre o lado esquerdo ou o dolorido, por comidas ou bebidas quentes. 
  • Melhora: ao esfregar, pelas massagens, depois de dormir, depois de acordar, por alimentos ou bebidas frias, ao ar livre, deitando do lado direito. 
  • lateralidade é esquerda! Geralmente tudo aparece do lado esquerdo. 
  • Costuma ser mais alto, magro, gracioso.
  • Tem desejo de sal e alimentos salgados (e pode ter transtornos decorrentes desse excesso), de alimentos e bebidas frias, gelados, sorvetes! Alimentos refrescantes, bebida alcoólica. Tem aversão à bebidas e comidas quentes, doces, leite, café, pão, frutos do mar e peixes.
  • Phosphorus tem sede violenta, insaciável! Deseja beber muitos goles de uma vez, especialmente de bebidas frias, geladas.
  • Apetite voraz à noite, com muita fome, mesmo que tenha acabado de comer. 
  • Um dos campos de ação de Phosphorus é o estômago! Tem gorgolejos no estômago, arrotos e grande queimação, pirose! Náuseas por beber qualquer coisa quente, ou apenas ao colocar as mãos em água quente ou estando em um quarto muito quente! É um grande vomitador, assim que a bebida fria que tanto deseja se aquece no estômago, ele vomita. Vômitos frequentes, constantes (bom para hiperêmese gravídica inclusive), de todos os tipos, biliosos, escuros, vermelhos de sangue! Dores de estômago piores depois de alimentos quentes que melhoram ao ingerir bebidas ou comidas frias, como sorvete. Pode ter até mesmo o desejo de chupar gelo! Úlcera gástrica. Sensação de vazio intensa no estômago que se estende ao abdome, pior às 11h da manhã. 
  • Também há a sensação de vazio no abdome, de desfalecimento. Pode ter hipertrofia hepática, hepatites, apendicites. Constipação com fezes grandes, finas e duras, como de cachorro; ou ainda diarreia crônica, abundante e aquosa, que melhora ingerindo comidas ou bebidas frias. Perda involuntária de fezes ao se movimentar, depois de um susto ou dormindo. Hemorragias anais ou sangue nas fezes.
  • Phosphorus é um grande medicamento no campo do aparelho respiratório. Irritação na laringe, com dor, sensação de cócegas ou de algo aveludado. Laringite aguda, com constrição. Rouquidão que piora ao anoitecer. Tosse que sacode todo o corpo, pior à noite. Hemoptises repetidas. Dispneia, crises de asma com respiração arquejante, ruidosa, à noite e deitando sobre o lado esquerdo. Sensação de constrição no tórax como se por uma faixa. Tem dores do lado esquerdo. Inflamação nos pulmões (um dos principais no caso de pneumonias), especialmente em lóbulo inferior esquerdo. Bronquites. Congestão pulmonar.
  • Dores nos olhos que melhoram ao ler. Conjuntivites, inflamações oculares de todos os tipos com lacrimejamentos. Pode ver manchas escuras, halos verdes, objetos vermelhos ou ainda fogo, faíscas. Coriza e espirros frequentes, cobre o quadro alérgico completo! É muito comum epistaxes de sangue vermelho-vivo, clássico em Phosphorus. Também tem gengivas que sangram com facilidade.
  • Vertigem que piora pelo perfume de flores, ou olhando para cima ou para baixo. Cefaleias antes de tempestades ou em locais muito quentes, que melhoram pelo frio. 
  • Urina sanguinolenta. Desejos sexuais aumentados, excessivos e violentos. Mania. Sangue no sêmen. Na mulher, menstruações adiantadas, copiosas, vermelho-brilhantes. 
  • Ansidedade no peito, com calor, pressão e taquicardia, pior ao se levantar da cama. Calor que sobe pelas costas com dores como se queimando a região dorsal. 
  • Não consegue dormir deitado do lado esquerdo. Sonambulismo. Sonhos eróticos, com fogo, com morte ou com animais. 
  • Manchas marrom, vermelhas ou azuladas, roxas. Equimoses. 

Atenção!

   Essa página foi criada com o intuito de auxiliar médicos, veterinários, dentistas e farmacêuticos com estudos sobre a Matéria Médica Homeopática.
   A auto-medicação pode gerar efeitos indesejáveis e graves. Indicamos sempre a consulta com um médico homeopata antes de tomar qualquer tipo de medicamento. Se você se identificou com alguma substância, procure um bom especialista e leve a ele suas queixas.

Para ter acesso a outros medicamentos CLIQUE AQUI.

Quer se aprofundar mais no estudo de Matéria Médica?

Confira os Estudos psicodinâmicos já disponíveis aqui:

Infelizmente, não há previsão de lançamento para o Estudo Psicodinâmico desse medicamento. 

Se você tem interesse que ele seja feito, deixe abaixo sua pré-inscrição, para que possamos priorizar a produção de aulas dos medicamentos mais procurados em nosso site.

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.